Patriota, com cargos no GDF, trai Ibaneis ao apoiar Paulo Octávio
O presidente do Patriota ignorou divisão interna e anunciou apoio a Paulo Octávio
atualizado
Compartilhar notícia
O Partido Patriota declarou apoio à candidatura de Paulo Octávio ao Governo do Distrito Federal. A ata em que confirma a entrada do partido na coligação DF Para Todos, assinada pelo presidente regional da sigla no DF, Fábio Simão, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) nesta segunda-feira (15/8).
A decisão, contudo, surpreendeu aliados do governador Ibaneis Rocha (MDB), que classificaram a ação do Patriota como traição. É que o partido integrava a base governista e tem indicados nomeados no GDF.
A secretária-geral do Patriota-DF, Gilvanete Mesquita da Fonseca, por exemplo, é a atual secretária executiva de Gestão Administrativa, da Secretaria de Economia do DF. Ao Metrópoles ela disse que apoia a reeleição de Ibaneis ao Buriti e que apresentou pedido de renúncia da função que exerce atualmente no Patriota.
E a ex-secretária de Qualidade de Vida do DF que deixou o cargo na Secretaria de Economia para concorrer a deputada distrital, Adriana Faria, é filiada ao Patriota. Após a reportagem ser publicada, a agora candidata entrou em contato com o Metrópoles e disse não ter sido consultada e discordar da decisão do partido. “Trata-se de decisão isolada do presidente. Meu apoio é ao governador Ibaneis, porque acredito que ele continuará fazendo o melhor por Brasília”, disse.
Presidente regional do Patriota no DF, Simão disse que a decisão de apoiar o Patriota foi dele e que integrantes do partido continuam com Ibaneis. “A responsabilidade é toda minha. Conheço o Paulo Octávio há 35 anos. Trabalhei com a Márcia Kubistchek, conheço ele e sei que é a melhor opção para a nossa cidade”, afirmou.