metropoles.com

Partidos de oposição entram na Justiça contra retomada de atividades no DF

O mandado de segurança é de autoria dos presidentes regionais do PT, PSol, PSB, Rede e UP. Eles argumentam que faltam dados científicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Bar no DF
1 de 1 Bar no DF - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

Cinco partidos políticos ingressaram na Justiça, nesta segunda-feira (6/7), contra a retomada de atividades no DF durante a pandemia do novo coronavírus.

PT, PSol, PSB, Rede e UP são os autores do mandado de segurança protocolado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

Os dirigentes regionais dos cinco partidos pedem uma liminar para suspender o último decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB), que estabelece cronograma de reabertura de estabelecimentos até seja comprovado, “sem margem para dúvida”, que o DF tem a estrutura necessária de insumos, como exames, máscaras, álcool em gel, também para as escolas, e que contará com estrutura e servidores suficientes para atender a todos os estudantes sem comprometer o isolamento dos grupos de risco.

3 imagens
No Brasil, mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), autorizou retomada dos shoppings
1 de 3

Exercícios em academias devem obdecer restrições

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 3

No Brasil, mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), autorizou retomada dos shoppings

MICHAEL MELO/METRÓPOLES

O Governo do Distrito Federal (GDF) autorizou funcionamento dos salões de beleza e das academias a partir desta terça-feira (7/7). Os bares e restaurantes podem abrir as portas no dia 15 de julho. Em 27 de julho será a vez das escolas e universidades particulares. As unidades de ensino públicas estão liberadas para reabrir a partir de 3 de agosto.

“Dados científicos”

Os partidos argumentam que não foram apresentados “dados científicos que sustentem a reabertura ampla dos setores econômicos e educacionais”.

Para os líderes locais das legendas, o decreto “viola frontalmente o direito à saúde da população do Distrito Federal, com ênfase aos profissionais da educação, estudantes e seus familiares, que são compelidos pelo ato coator a frequentar as escolas públicas e particulares com aglomeração, mesmo em um momento em que os números de mortes e infectados por Covid-19 ainda são alarmantes”.

Os autores do mandado de segurança alegam que a flexibilização do isolamento social deve ocorrer de “forma gradual e a partir das orientações da Organização Mundial da Saúde, que estabeleceu o intervalo mínimo de duas semanas entre cada medida”.

“Pais e responsáveis estão em pânico por terem que enviar seus filhos às escolas sem qualquer segurança”, disse o deputado distrital e presidente do PSol-DF, Fábio Felix.

O documento é assinado por Felix, Jacy Afonso (PT), Rodrigo Dias (PSB), Ádila Rocha (Rede) e Leonardo Pericles (UP). Confira a peça na íntegra:

Cinco partidos entram na Ju… by Metropoles on Scribd

Datas de reabertura das atividades
7/7 – Salões de beleza, barbearias, esmalterias e centros estéticos, além de academias de todas as modalidades de esporte;
15/7 – Bares e restaurantes;
27/7 – Escolas, universidades e faculdades, da rede de ensino privada;
3/8 – Escolas, universidades e faculdades, da rede de ensino pública.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?