metropoles.com

Partidos ajuízam ação no STF para garantir isenção a igrejas

Partidos alegam que cobrança é inconstitucional e querem garantir imunidade tributária a igrejas. Ação será relatada pelo ministro Toffoli

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Estátua da Justiça em frente ao prédio do STF, em imagem noturna -- Mertrópoles
1 de 1 Estátua da Justiça em frente ao prédio do STF, em imagem noturna -- Mertrópoles - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

Os partidos políticos Podemos e Solidariedade ingressaram com ação declaratória de constitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a imunidade tributária de entidades religiosas. A ação terá como relator o ministro Dias Toffoli.

A ação busca confirmar a constitucionalidade da isenção fiscal, alegando que cobranças, como as da Receita Federal, violam a Constituição. O artigo nº 150 da Carta Magna proíbe tal cobrança voltada a entidades religiosas e templos de qualquer culto, inclusive suas organizações assistenciais e seus beneficentes.

Os partidos pedem que o STF declare como constitucional os artigos 4º, caput e parágrafo único, da Lei n. 7.689/1988 (com as redações provenientes da Lei n. 14.057/2020) e 22, §§ 13, 14 e 16, da Lei n. 8.212/1991 (com as redações das Leis n. 10.170/2000, 13.137/2015 e 14.057/2020), já vigentes atualmente.

A medida foi proposta em razão de decisões judiciais e administrativas que vêm ignorando a imunidade tributária das entidades religiosas e cobrando os valores dessa instituição, como foi recentemente realizado pela Receita Federal em seu Ato Declaratório Executivo nº 1 de 2024.

As siglas argumentam que as tributações, como a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)  e a Contribuição Previdenciária Patronal (CPP), afetam a atividade principal das instituições religiosas.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?