metropoles.com

Partidos acionam STF contra mudanças na divulgação de óbitos por Covid-19

Secretaria de Saúde mudou a metodologia adotada nos boletins epidemiológicos na última quarta (19/8). Ação é assinada por Rede, PCdoB e PSol

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Os partidos de oposição Rede Sustentabilidade, PCdoB e PSol acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a mudança na metodologia de divulgação dos óbitos provocados pela Covid-19 na capital do país implementada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

A petição dirigida ao ministro Alexandre de Moraes pede que o questionamento sobre os números distritais seja recebido como aditamento ao processo movido pelos mesmos partidos contra a mudança feita pelo Ministério da Saúde.

Atendendo ao pedido das legendas, Moraes determinou, em 8 de junho, que o governo federal mantivesse a divulgação incluindo os números acumulados que haviam sido excluídos dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde.

“É exatamente o mesmo caso, no âmbito do Distrito Federal. O ente federativo busca, exclusivamente, fugir de apresentar os dados em sua integralidade, impedindo-se que o cidadão tenha conhecimento deles para que seja feito o controle social”, argumenta a petição.

No documento, os partidos pedem que seja determinado ao GDF retomar a metodologia utilizada anteriormente. “Perde-se a referência de comparação e, portanto, sequer é possível aferir se as medidas tomadas pelo Poder Executivo são eficazes”, pontua o texto.

“A partir da nova metodologia implementada pela Secretaria de Estado de Saúde, temos um vácuo informativo que prejudica as ações de controle. Com efeito, dos últimos 170 óbitos, registrados entre 17 e 19 de agosto, consoante os últimos boletins epidemiológicos, apenas 10 teriam ocorrido nesse período, sem qualquer referência aos demais. 27. Ou seja, apenas 5,8% dos óbitos seriam registrados segundo a nova metodologia pretendida pelo Governo do Distrito Federal”, aponta a ação.

Confira a íntegra da ação:

Petição Metodologia Dados Covid-19 by Metropoles on Scribd

Como mostrou a Grande Angular, o secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, anunciou,na quarta-feira (19/8), mudanças na divulgação dos óbitos provocados pelo novo coronavírus.

O gestor afirmou que a metodologia atual tem “desassossegado” a população. No modelo adotado até então, é divulgado o número de mortes confirmadas por Covid-19 no dia. Em alguns casos, os falecimentos ocorreram dias antes, mas só entraram no boletim após a validação de que o novo coronavírus foi o motivo do óbito.

A pasta passou a informar com detalhes só os dados das mortes que ocorreram nas últimas 24 horas. Segundo a Secretaria de Saúde, porém, a contagem geral de óbitos não será afetada.

5 imagens
O mês com mais mortes este ano —e também recorde para óbitos em apenas um mês— foi julho, quando foram 138.943 óbitos foram registrados
Vítima mais recente é moradora de Brazlândia
Enterro de vítimas de coronavírus
1 de 5

Busca por atendimento psicológico no DF aumenta quase 30% em 2021

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 5

O mês com mais mortes este ano —e também recorde para óbitos em apenas um mês— foi julho, quando foram 138.943 óbitos foram registrados

Jacqueline LIsboa/Especial Metrópoles
3 de 5

Vítima mais recente é moradora de Brazlândia

Jacqueline LIsboa/Especial Metrópoles
4 de 5

Jacqueline LIsboa/Especial Metrópoles
5 de 5

Enterro de vítimas de coronavírus

Jacqueline LIsboa/Especial Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?