metropoles.com

Para MPE, ação contra Ibaneis por abuso de poder é improcedente

Processo tem como base promessa de reconstrução de casas derrubadas pela Agefis feita pelo governador durante campanha eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ibaneis Rocha – entrevista no Metrópoles
1 de 1 Ibaneis Rocha – entrevista no Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério Público Eleitoral (MPE) publicou, nesta quarta-feira (08/05/2019), parecer em que considera improcedente as denúncias de abuso de poder econômico e captação ilícita de votos contra o governador Ibaneis Rocha (MDB).

O processo tem como base vídeo gravado durante a campanha eleitoral de 2018 no qual o emedebista prometeu reconstruir, com o próprio dinheiro, casas derrubadas pela Agência de Fiscalização do DF (Agefis) na Colônia Agrícola 26 de Setembro.

Para o procurador regional eleitoral José Jairo Gomes, a conduta não caracteriza captação ilícita de votos, “especialmente porque a manifestação não visava atingir cidadão específico nem grupo determinado de pessoas”.

Além disso, Gomes destaca que, “considerando-se o eleitorado do Distrito Federal, a reunião na Colônia Agrícola 26 de Setembro não agregou número considerável de pessoas”. De acordo com os depoimentos colhidos ao longo do processo, o evento reuniu cerca de 60 pessoas.

Sobre a acusação de abuso de poder econômico, o procurador considerou a promessa feita pelo atual governador ao longo do processo eleitoral como uma “conduta questionável”, mas aponta que “não se chegou a configurar o ilícito”.

Confira a íntegra do parecer:

Parecer MPE – Ação por abuso de poder econômico contra Ibaneis by Metropoles on Scribd

Ainda não há data para o julgamento da ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF). O caso foi denunciado à Justiça pelo ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e por Fátima Sousa (PSol) – ambos concorreram ao cargo de chefe do Executivo local em 2018. Eles entraram com processos distintos, que acabaram reunidos por despacho do tribunal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?