Para evitar novos atentados em escolas, deputado propõe detector de metais
O projeto de lei estabelece que, caso o detector de metal seja acionado, o aluno e pertences passarão por revista
atualizado
Compartilhar notícia
Para evitar que novos atentados e massacres ocorram em escolas do Brasil, o deputado federal Roberto Duarte (Republicanos-AC) apresentou um projeto de lei que torna obrigatória a instalação de portais de detectores de metais nos colégios da rede pública e privada.
A exigência seria para escolas que têm mais de 100 alunos em cada turno. O PL nº 1588/2023 foi protocolado na segunda-feira (3/4).
Segundo a proposta, o ingresso em todas as unidades de ensino seria condicionado à passagem pelo detector de metais e, caso constatada alguma irregularidade, a inspeção visual dos pertences do aluno ou visitante.
Se a proposta for aprovado, será dado prazo de 180 dias ou o início do próximo período letivo escolar para que todas as escolas se enquadrem na nova regra.
O PL também estabelece que, no ato da matrícula escolar, os pais dos alunos devem assinar termo de autorização para que caso o equipamento detecte algum metal, a autoridade possa revistar o aluno e os pertences dele.
Veja o PL na íntegra:
Para evitar novos atentados… by Isadora Teixeira
No último dia 27 de março, um aluno de 13 anos matou a facadas uma professora de 71 anos, na Zona Oeste de São Paulo. Após o ataque, a docente Elisabete Tenreiro teve uma parada cardíaca e morreu. Outras quatro pessoas ficaram feridas.