Para apurar irregularidades, Secretaria de Saúde suspende vacinação em voluntários
Não há prazo para retorno da imunização desse público, que fica mantida apenas para estagiários e internos da saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 no Distrito Federal suspendeu a imunização de voluntários e apoiadores por suspeitas de irregularidades. Todas as superintendências regionais de saúde foram avisadas e não há prazo para o retorno desse tipo de aplicação.
A medida começou a ser tomada em 31 de maio, quando a pasta recebeu denúncias sobre possível administração
inadequada de doses para este público e redigiu documento: “Delibera-se pela imediata suspensão da vacinação de todo e qualquer voluntário(a) apoiador da operacionalização da vacinação contra Covid-19 desta SES, não contemplado como grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde, para apuração dos fatos, até segunda ordem”, diz a circular.
Autorização da SES
Apesar de confirmar a suspensão, a Secretaria de Saúde não explicou qual tipo de irregularidade estaria ocorrendo. Estudantes e profissionais ouvidos pela Grande Angular explicaram que qualquer imunização de quem se oferecia para aplicar vacinas só era autorizada mediante “circular da SES-DF e autorização explícita dos coordenadores dos postos”.
Porém, estudantes de medicina denunciaram que pessoas fora da linha de frente da vacinação também estavam recebendo o imunizante. Houve ainda quem se inscrevesse como voluntário apenas para tomar a vacina e ir embora.
Atualmente, até que sejam finalizadas as investigações, os voluntários não recebeem mais imunizantes. Ficam mantidas as doses apenas para “estagiários e internos da saúde, via agendamento no site hps://vacina.saude.df.gov.br/“, informou a Secretaria de Saúde.