metropoles.com

Papuda tem surto de gripe, com 1.251 casos. Um preso morreu

O trabalho externo, visitas aos presos e as saidinhas temporárias estão suspensas neste momento em razão da crise sanitária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presídio da Papuda
1 de 1 Presídio da Papuda - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, registra um surto de gripe. Desde a última semana de dezembro de 2021, foram identificados pelo menos 1.251 casos de síndrome gripal nas unidades prisionais CDP1, CDP2, PDF1, PDF2 e CIR.

Segundo dados informados pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), nove presos foram hospitalizados. Um detento da ala de idosos do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), da Papuda, teve Influenza A e morreu. Apenas quatro casos de Covid-19 foram confirmados nas últimas semanas.

3 imagens
Nas primeiras semanas do ano, foram confirmados 1.251 casos de síndrome gripal
Um detento da ala de idosos morreu
1 de 3

Completo Penitenciário da Papuda

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 3

Nas primeiras semanas do ano, foram confirmados 1.251 casos de síndrome gripal

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

Um detento da ala de idosos morreu

Rafaela Felicciano/Metrópoles

A alta taxa de transmissão da variante Ômicron e o aumento dos casos de gripe no Distrito Federal fizeram com que a Justiça tomasse medidas para tentar frear os índices dentro e fora da Papuda. O trabalho externo, visitas aos presos e as saidinhas temporárias estão suspensas neste momento.

Recentemente, um preso em regime semiaberto teve o pedido negado para ir ao próprio casamento. O evento estava marcado para este sábado (29/1), com previsão de 80 convidados.

Ao negar o pedido do preso, o desembargador do TJDFT Jair Soares considerou a crise sanitária vivida no Brasil e no mundo, além de que a data do casamento não está incluída nas saídas temporárias pré-definidas pela Justiça.

“Permitir que o apenado compareça a festa de casamento, organizada para ao menos 80 pessoas, vai de encontro com todas as medidas promovidas pela VEP no enfrentamento da pandemia e coloca em risco incontável número de apenados que têm contato com o agravante, o que poderá contribuir ainda mais para o agravamento da situação de saúde pública, caso haja o contágio de qualquer das doenças – Influenza ou Covid-19”, escreveu o desembargador na decisão publicada nesta sexta-feira (28/1).

O que diz a Seape

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) informou que, de acordo com levantamento realizado na quinta-feira (27/01), existem 135 custodiados e 71 policiais penais diagnosticados com Covid-19. Atualmente, um reeducando encontra-se hospitalizado em decorrência da Covid-19 e não há nenhuma internação por influenza.

“Estão sendo realizadas buscas ativas por possíveis contaminados, todos os custodiados com sintomas gripais estão sendo testados e, caso confirmado Covid-19, os mesmos são separados em unidade prisional destinada à quarentena.
Em dezembro, houve um óbito de um custodiado idoso, com comorbidades, que se encontrava em internação hospitalar, cujo resultado do exame para influenza foi positivo”, confirmou a pasta.

“Em relação às visitas presenciais, no dia 11/01/2021, a Vara de Execuções Penais do DF as suspendeu até o dia 31/01/2021. Cumpre mencionar que no dia 21/01 foi finalizada a aplicação da dose de reforço da vacina de Covid-19 no sistema prisional do DF”, ressaltou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?