metropoles.com

Operação Maria da Penha vai reforçar combate à violência contra mulher

Órgãos federais e estaduais vão atuar para melhorar atendimento às vítimas de violência e reforçar cumprimento de medidas protetivas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Violência contra a mulher
1 de 1 Violência contra a mulher - Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A Operação Maria da Penha vai promover ações em todo o país durante um mês para qualificar o atendimento às mulheres vítimas de violência, reforçar o cumprimento de medidas protetivas e conscientizar a população sobre a importância de denunciar agressões. A força-tarefa será lançada nesta quarta-feira (18/8).

Entre 20 de agosto e 20 de setembro, órgãos federais e estaduais, como as polícias civis e militares, devem reforçar a atuação para aprimorar o sistema de proteção às vítimas. No último dia 7, a Lei Maria da Penha completou 14 anos.

As instituições vão padronizar o atendimento às vítimas de violência doméstica no atendimento por meio do telefone 190. O Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares do Brasil sugeriu às PMs a adoção de um protocolo com etapas e procedimentos específicos para ocorrências dessa natureza.

Durante a operação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o acompanhamento das medidas protetivas de urgência às mulheres assistidas pelos programas de prevenção à violência doméstica e familiar será intensificado. E o atendimento às mulheres também será reforçado nas delegacias especializadas.

Neste mês, a operação vai realizar uma força-tarefa para auxiliar oficiais de Justiça no cumprimento de notificações de agressores.

“A Operação Maria da Penha traz um olhar do Estado no enfrentamento à violência doméstica de forma a trazer eficiência ao trabalho, prevenindo a ocorrência desse tipo de crime, encorajando as pessoas a denunciar e diminuindo o tempo de resposta e punição aos agressores”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?