Ofensa a ministro do STF feita por homônimo de advogado vira fake news
Circulam em grupos de advogados prints das críticas feitas durante uma live com Alexandre de Moraes. O autor se identifica como Cleber Lopes
atualizado
Compartilhar notícia
Prints de comentários ofensivos direcionados ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, postados durante uma live, viraram fake news na advocacia, em Brasília. O autor das críticas se apresenta como Cleber Lopes, mesmo nome do criminalista que é pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF).
As mensagens do usuário homônimo de Cleber Lopes foram capturadas e compartilhadas em grupos de advogados, levando pessoas a acreditarem que o autor seria o criminalista conhecido na cidade. O advogado foi questionado por colegas sobre o caso e divulgou uma nota, no domingo (25/4), na qual nega ter feito os comentários.
As críticas foram publicadas durante uma live do canal Grupo Prerrogativas, que entrevistou o ministro Alexandre de Moraes, no dia 10 de abril. Um dos prints que circula em grupos de WhatsApp dá destaque para a seguinte opinião: “Um juiz da mais alta instância do Brasil em uma live fazendo política. O Brasil é um país de palhaços. Um absurdo”. Em outro momento da live, o usuário escreveu: “Fala aí, careca! Eu sou careca também. Não vão querer me prender.”
Confira os prints:
Na nota, o advogado Cleber Lopes disse: “Antes que alguém possa, apressadamente, achar que sou eu o autor do comentário, quero dizer que ao longo da minha trajetória, profissional e pessoal, sempre respeitei os colegas e as autoridades constituídas. Lamento que o responsável pela repostagem do comentário não tenha me ligado, talvez porque sabia do óbvio: eu não faria algo assim. De qualquer modo, se isso já for parte da campanha para as eleições da OAB-DF, quero dizer que ainda não sou candidato, mas se o grupo do qual faço parte optar pelo meu nome, quero fazer uma campanha respeitando os colegas, pois as eleições passam e as pessoas ficam”.
À coluna Grande Angular, o criminalista disse que vai acionar a polícia para apuração do caso. “Vou procurar a autoridade policial para fazer registro da ocorrência a fim de descobrir quem foi o autor da postagem e adotar as providências necessárias”, declarou.
O presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, afirmou que Cleber Lopes, “além de um amigo, é um advogado combativo, que sempre se pautou pelo respeito ao Poder Judiciário”.