metropoles.com

Obra estimada em R$ 38 mi vai trocar asfalto por concreto na Via Estrutural

As seis faixas da pista serão alvo da restauração, fruto de um convênio entre o DER-DF com a Terracap

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Metrópoles
Via Estrutural
1 de 1 Via Estrutural - Foto: Jacqueline Lisboa/Metrópoles

O asfalto da Via Estrutural será substituído por concreto. Outras pistas do Distrito Federal têm esse material, como as faixas exclusivas de ônibus da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e as do BRT Sul, na via que leva à BR-040.

Estimada em R$ 38 milhões, a obra de restauração do pavimento da DF-095, a Via Estrutural, será contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), que vai bancar o investimento.

A Via Estrutural tem seis faixas e todas serão alvo da reforma. O convênio entre o DER-DF e a Terracap, que antecede o lançamento da licitação, será assinado nos próximos dias. O protocolo de intenções dos órgãos foi publicado em edição dessa segunda-feira (22/06) do Diário Oficial do DF (DODF).

3 imagens
Via Estrutural vai passar por obras
Intervenções devem durar um ano
1 de 3

Protocolo de intenções fechado pelo DER-DF e a Terracap saiu em edição do Diário Oficial do DF (DODF) dessa segunda-feira (22/06)

Reprodução/DODF
2 de 3

Via Estrutural vai passar por obras

Jacqueline Lisboa/Metrópoles
3 de 3

Intervenções devem durar um ano

Jacqueline Lisboa/Metrópoles

A DF-095 liga o Plano Piloto a regiões como Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras. Por ali passam 120 mil veículos por dia, de acordo com o DER-DF.

“Os dois tipos de pavimento, tanto o de asfalto quanto o de concreto, são excelentes. A vantagem do pavimento rígido (concreto) é a vida útil mais duradoura, de 20 anos. Ele resiste melhor ao excesso de cargas e à presença de água”, disse à coluna Grande Angular o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior.

A expectativa do DER-DF é que a obra comece em outubro de 2020 e seja concluída em um ano. O esquema para o tráfego na via durante a intervenção será definido no plano de ataque de obra, que deve ser feito pela empresa ou consórcio vencedor da licitação.

Ao DER-DF caberá fazer a licitação, acompanhar e fiscalizar a obra e, no final, realizar a entrega e prestação de contas para a Terracap.

O projeto que embasou o processo foi elaborado com participação da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), uma entidade sem fins lucrativos mantida pela indústria do cimento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?