metropoles.com

OAB vai ao STF tentar obrigar o governo federal a comprar mais vacina

O Conselho Federal da OAB aprovou ingresso de uma ação no STF para que a União adquira mais imunizantes contra a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/OAB
Sede OAB
1 de 1 Sede OAB - Foto: Divulgação/OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), com objetivo de obrigar o governo federal a adquirir mais vacinas contra a Covid-19.

O ingresso da arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) foi sugerida pela bancada da Seccional do Distrito Federal e aprovada pelo Conselho Federal da OAB, em sessão desta terça-feira (9/3).

No último dia 23 de fevereiro, o Supremo autorizou estados e municípios a comprarem e distribuírem imunizantes contra o novo coronavírus. Durante a reunião virtual desta terça, o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, disse que há dificuldade para aquisição neste momento – exceto por parte da União.

“Uma liminar contra quem hoje é a única pessoa física ou jurídica capaz de comprar vacina e distribuir aos estados, no mínimo, vai constranger e criar possibilidade maior de punição, caso se insista a agir como se está agindo”, pontuou o presidente da OAB-DF.

Advogada e conselheira federal da OAB pelo DF, Daniela Teixeira também defendeu o ajuizamento da ação contra o governo federal. Ela teve coronavírus no início da pandemia no Brasil, em março do ano passado.

“É algo que não dá mais para negar: é uma pandemia. Isso parece óbvio, mas nós temos na Presidência da República alguém que diz que é uma gripezinha”, afirmou Daniela.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?