metropoles.com

OAB-DF: pré-candidatos querem afastar chefe da Comissão Eleitoral

As eleições para presidente, vice-presidente, conselheiros e demais cargos de gestão da OAB-DF ocorrerão em 17 de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Délio e antonio cerqueira
1 de 1 Délio e antonio cerqueira - Foto: Reprodução/Instagram

Os pré-candidatos a presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) Everardo Gueiros e Cleber Lopes apresentaram pedido para afastamento e posterior anulação da nomeação de Antonio Alberto do Vale Cerqueira para presidente da Comissão Eleitoral.

As eleições para presidente, vice-presidente, conselheiros e demais cargos de gestão da OAB-DF ocorrerão em 17 de novembro deste ano. Na última segunda-feira (30/9), a OAB-DF publicou a composição da Comissão Eleitoral, que ficará responsável por registrar as chapas e pelos demais atos de condução do pleito.

Everardo e Cleber apontam suspeição de Cerqueira porque o presidente da Comissão Eleitoral é amigo de Délio Lins e Silva Júnior, que deve concorrer ao cargo de conselheiro federal este ano. Délio foi padrinho de casamento de Cerqueira.

“Nessa toada, a relação de amizade íntima entre o impugnado e o candidatos de chapa concorrente configura uma hipótese de suspeição prevista no art. 145, I, do Código de Processo Civil – CPC, o qual expressamente dispõe que ‘há suspeição do juiz quando este for amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados'”, disse Everardo no documento submetido à OAB-DF.

“Nas redes sociais do impugnado, há postagens que não deixam dúvidas sobre essa relação pessoal próxima, demonstrando uma conexão que compromete a imparcialidade exigida de quem ocupa o cargo de presidente da Comissão Eleitoral”, disse Cleber.

Everardo também indica que o presidente da Comissão Eleitoral é amigo de Roberta Queiroz, outra advogada cotada para integrar chapa composta por Délio.

2 imagens
Advogado Antonio Cerqueira
1 de 2

Délio Lins e Silva Júnior

Divulgação/Alexandre Motta
2 de 2

Advogado Antonio Cerqueira

Reprodução/OAB-DF

A OAB-DF disse, em nota, que “recebeu o pedido de impugnação e vai apreciar nos termos da Lei e do Provimento que rege a eleição”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?