metropoles.com

OAB-DF pede ao STF liminar para que advogados falem na CPI da Covid

A OAB-DF quer que seja dada garantia para que advogados façam uso da palavra e tenham “tratamento compatível com a dignidade da advocacia”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edilson Rodrigues/Agência Senado
Plenário da CPI da Covid
1 de 1 Plenário da CPI da Covid - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma liminar para assegurar a advogados o direito de fazer uso da palavra durante a CPI da Covid-19.

Na ação, a OAB-DF ainda requer que os advogados tenham “tratamento compatível com a dignidade da advocacia e condições adequadas a seu desempenho”. No mérito, a entidade quer que os senadores da CPI sejam impedidos de “fazer piada” ou “ameaças” contra membros da advocacia.

O mandado de segurança foi apresentado ao STF na quinta-feira (15/7). No pedido, a OAB-DF cita dois casos nos quais teria ocorrido desrespeito às prerrogativas dos advogados: quando o senador Otto Alencar (PSD-BA) discutiu e ameaçou prender o advogado do empresário Carlos Wizard, Alberto Zacharias Toron, e durante a sessão em que foi decretada a prisão do ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Dias.

Segundo a OAB-DF, Otto Alencar fez “uma infeliz piada” ao afirmar que Wizard “amarelou” e que o advogado dele “está vermelhinho”. “Seu advogado está aí do lado. Inclusive, seu advogadoestá muito corado, parece que tomou banho de mar, está vermelho, e o senhor Carlos amarelou aqui na comissão”, disse o senador na ocasião.

No caso de Roberto Dias, a OAB-DF afirmou que a advogada dele, Maria Jamile José, pediu a palavra para apontar a “ilegalidade da ordem de prisão, destacando que não havia fundamentos suficientes”. “A palavra da advogada foi abruptamente cassada e o direito de defesa do depoente foi inviabilizado”, pontuou a entidade.

A OAB-DF disse que “a defesa existe para cumprir o seu papel”. “A defesa não pode e muito menos deve ser calada. A fala é um dos instrumentos utilizados pela defesa a fim de se fazer cessar arbitrariedades, violações e supressões de direitos e garantias do acusado”, assinalou.

Antes de acionar o Supremo, a OAB-DF enviou um ofício ao presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM). No documento do dia 1º de julho, a Seccional solicitou que advogados tenham o direito a fala durante as sessões. Porém, o ofício não teria sido respondido desde então.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?