OAB-DF fecha lista com 36 mil eleitores após a exclusão de 855 mortos
Os advogados com inscrição regular na OAB-DF poderão votar, neste domingo (17/11), de forma virtual, para escolher os novos gestores
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) disse que identificou e retirou, da lista de profissionais aptos a votar no pleito deste ano, 855 nomes de advogados que já morreram. Com a atualização, há 36.344 eleitores para o pleito deste domingo (17/11), que elegerá o novo presidente, vice-presidente, secretário-geral, tesoureiro e ocupantes dos demais cargos de gestão do órgão.
A lista de advogados aptos a votar na OAB-DF foi concluída após o tratamento da base de dados e de dupla checagem quanto aos requisitos de adimplência e regularidade cadastral, inclusive em relação às inscrições suplementares, segundo a Seccional.
Integrantes de chapas que concorrem ao comando da Seccional teriam identificado, na lista mais recente, divulgada nessa terça-feira (12/11), a permanência do nome de ao menos dois advogados que faleceram. O presidente da Comissão Eleitoral, Antonio Alberto do Vale Cerqueira, afirma que o caso, se confirmado, “não macula em absoluto o processo, porque essa pessoa estará inapta ao voto”.
“Em grandes eleições, como é a da OAB DF, com dezenas de milhares de advogados, é uma utopia se acreditar em uma lista perfeita, porque, por exemplo, pessoas morrem após o fechamento do colégio eleitoral. No caso concreto, a Comissão Eleitoral, junto à Receita Federal, realizou a higienização da lista, encontrando 855 nomes de advogados cujos falecimentos não foram comunicados à OAB-DF e que foram retirados e inabilitados, entretanto, pode ser que haja um ou outro nome que tenha escapado. Esse fato, todavia, não macula em absoluto o processo, porque essa pessoa estará inapta ao voto”, afirmou Cerqueira.
O presidente da Comissão Eleitoral disse que todos os pedidos realizados pelos advogados das cinco chapas que concorrem ao comando da OAB-DF foram deferidos, nessa terça-feira (12/11), como o requerimento para ponto de apoio presencial com objetivo de atender eleitores idosos ou os que tenham alguma necessidade especial.
Regras
A votação da OAB-DF de 2024 será 100% on-line, mas há dois endereços para atendimento presencial: na sede da OAB-DF, na Asa Norte, e na Subseção de Taguatinga. No local, serão atendidos idosos, pessoas com deficiência e excluídos digitais.
A Comissão Eleitoral proíbe a prática de boca de urna e distribuição de material de propaganda política ou prática de aliciamento, coação ou manifestação para influenciar a vontade do eleitor. Está permitido o uso de broches e adesivos.
Cerqueira avaliou que, até o momento, as chapas e os respectivos advogados “têm mantido o alto nível que deve regular as eleições para a OAB-DF” no que diz respeito ao trabalho da Comissão Eleitoral.
Como votar nas eleições da OAB-DF
O advogado que está com a inscrição em dia poderá votar para escolher a chapa que comandará a Seccional do DF no triênio de 2025 a 2027. A eleição da OAB-DF será on-line, neste domingo (17/11), das 10h às 18h.
Em disputa, está a chefia do órgão que representa os profissionais com atuação na capital do país e que possui um orçamento anual de quase R$ 40 milhões.
Veja, abaixo, o passo a passo para votar na eleição da OAB-DF de 2024:
- Acesso ao site
Entre na plataforma de votação pelo endereço eleicoesoabdf.org.br ou pela página oficial da OAB-DF, clicando no banner “Eleições Online OAB/DF 2024”. O site estará disponível para dispositivos móveis e desktop. - Autenticação de identidade
Para votar, o advogado precisará autenticar sua identidade.
É preciso informar o CPF e escolher uma das opções de autenticação, que são:
– certificado digital ou certificado digital em nuvem como fator único de autenticação
– ou a autenticação por duplo fator, escolhendo duas das seguintes opções: receber um código por e-mail, no e-mail cadastrado na OAB-DF; receber um código por SMS; inserir o código de segurança da sua carteira da OAB-DF; fazer a identificação por biometria facial no seu dispositivo móvel.Se optar por certificado digital, siga as instruções para autenticação simplificada. Caso escolha a opção de código de acesso, você poderá optar por recebê-lo por e-mail ou SMS. - Escolha das chapas
Após a autenticação, o eleitor será direcionado para a cédula de votação, onde poderá escolher sua chapa para a Seccional do Distrito Federal. Em seguida, será possível escolher uma chapa para a Subseção, caso deseje. - Confirmação do voto
Após selecionar as chapas, a plataforma apresentará uma tela com as escolhas. É preciso revisar e confirmar o voto. Em seguida, o advogado receberá um comprovante de voto, que poderá ser impresso.