metropoles.com

OAB-DF é acusada de não divulgar balanço de receita e despesas de 2023

Dados obtidos via LAI apontam que a atual presidência deixou de publicar o balanço de receitas e despesas por um longo período

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES
Ordem dos Advogados do Brasil Seccional DF (OAB-DF)
1 de 1 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional DF (OAB-DF) - Foto: IGO ESTRELA/METRÓPOLES

A atual gestão da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) é acusada de descumprir um provimento do Conselho Federal (CFOAB). Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) apontam que a atual presidência deixou de publicar o balanço de receitas e despesas de 2023 até o início de setembro deste ano.

O Provimento 185/2018 do Conselho Federal da OAB estabelece as regras do Sistema OAB. O documento detalha que as gestões devem publicar o balanço orçamentário trimestral, no mínimo, a cada 60 dias.

Metrópoles fará debate com candidatos a presidente da OAB-DF

“As informações deverão ser atualizadas, no mínimo, trimestralmente, devendo ficar disponíveis por pelo menos um triênio para consulta, download e comparação, independentemente da gestão ou do exercício”, detalha o provimento.

A denúncia da falta de divulgação foi feita pelo advogado Cleber Lopes. O legista protocolou requerimentos solicitando “maior transparência” no uso dos recursos provenientes das anuidades de todos os advogados do DF.

Lopes ainda pediu que a OAB-DF forneça detalhes sobre gastos institucionais, contratos de publicidade e comunicação, e um levantamento completo sobre funcionários e terceirizados.

“A falta de transparência é uma afronta direta à confiança dos advogados e da sociedade. Não podemos tolerar essa conduta obscura”, criticou. Ele diz que após a cobrança, a OAB/DF “começou a publicar as informações financeiras, mas ainda de forma gradual”.  “Não havia nenhum dado de 2024, por exemplo, ano em que ocorrem as eleições para o próximo triênio à frente da Ordem”.

O que diz OAB- DF

Em nota, o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva, informou que os balanços de 2023 foram checados, aprovados e já estão disponíveis no Portal de Transparência.

Veja a nota completa:

“Os balanços do ano de 2023 foram checados e aprovados pelo Conselho Pleno da OAB/DF. A aprovação pelo Conselho Pleno se deu em 11 de julho passado e os dados já estão publicados e, portanto, disponíveis no portal da Seccional, na seção Transparência, aba Demonstrações Contábeis, cumprindo-se rigorosamente o compromisso de prestação de contas com a advocacia e a sociedade brasileira”. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?