OAB-DF: comissão rejeita impugnação de candidatos por fraude à cota
A Comissão Eleitoral negou pedidos de associação e do presidente à reeleição da OAB-DF para impugnação de candidatos da chapa Você na Ordem
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) rejeitou, nesta quinta-feira (11/11), os pedidos de impugnação de candidatos autodeclarados negros acusados de fraudarem a cota racial na chapa Você na Ordem, liderada por Thais Riedel. A votação foi unânime.
A Associação Nacional da Advocacia Negra (Anane) e o candidato à reeleição Délio Lins e Silva Júnior questionaram a legitimidade do uso das cotas raciais por pelo menos 15 nomes do Movimento Respeito é a Ordem, liderado pela advogada Thais Riedel. As imagens dos acusados, anexadas ao processo, foram colhidas na internet.
O relator dos processos na Comissão Eleitoral, Fabrício Medeiros, entendeu que a Anane não pode pedir impugnação de chapas da OAB-DF.
Sobre o pedido de Délio, o relator apontou ausência de prova da suposta fraude à política afirmativa. “Tem uma dúvida real entre a autodeclaração e os elementos que foram apontados por uma entidade ilegítima, colhidos de redes sociais”, disse.
Conforme as regras atuais, cada chapa concorrente precisa preencher o número mínimo de 30% de profissionais que se apresentam como pretos ou pardos.
Veja fotos questionadas de quem recorreu à cota na eleição da OAB-DF
As eleições on-line da OAB-DF ocorrerão no dia 21 de novembro. Pela primeira vez, a votação será pela internet.
Saiba passo a passo para votar nas eleições on-line da OAB-DF:
Chapa A Nossa Ordem é Democrática deferida
Na mesma sessão, a Comissão Eleitoral deferiu o registro da chapa A Nossa Ordem é Democrática, mesmo sendo composta por maioria feminina. A OAB determina que as chapas tenham 50% de homens e 50% de mulheres, mas o grupo decidiu ter 58% de mulheres. Renata Amaral lidera a chapa como candidata a presidente da OAB-DF.