OAB-DF: comissão diz que chapa de Cleber Lopes não foi cassada
Em liminar, Comissão Eleitoral da OAB-DF determina que concorrentes deixem de propagar fake news sobre a cassação da chapa de Cleber Lopes
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) determinou, neste sábado (16/11), que as chapas concorrentes à presidência da seccional parem de propagar notícias falsas, especificamente contra a chapa 10, “OAB Com Mais Voz”, liderada por Cleber Lopes. A decisão atende a um pedido do grupo de Lopes que afirmou haver “propagação de fake news” em que se afirmava que a chapa 10 havia sido cassada pela comissão.
O relator do pedido frisou que “até o presente momento, esta Comissão Eleitoral não recebeu nenhuma representação com o escopo de cassar qualquer das chapas inscritas no pleito das eleições de 2024 do Conselho Seccional do Distrito Federal”.
Por isso, determinou que as chapas concorrentes e apoiadores “se abstenham de promover, compartilhar ou incentivar a circulação do referido card ou de informações correlatas”, já que não foi possível identificar qual seria a origem das postagens com informações falsas.
Eleição
A eleição da OAB-DF será neste domingo (17/11), das 10h às 18h, em formato 100% virtual. Está em disputa o comando do órgão que representa 54 mil advogados ativos na capital do país. A OAB-DF tem um orçamento anual de aproximadamente R$ 40 milhões.
Os candidatos são: Cleber Lopes, da Chapa 10 – Ordem com + Voz; Cris Damasceno, da Chapa 33 – Inovar a Ordem; Karol Guimarães, da Chapa 99 – A OAB que eu Preciso; Everardo Gueiros, o Vevé, da Chapa 20 – Coragem para Mudar; e Paulo Maurício, o Poli, da Chapa 01 – OAB para Todos.