metropoles.com

OAB-DF: comissão cassa liminar contra Délio Lins e Silva Júnior

Candidato à presidência da entidade havia sido proibido de divulgar pesquisa eleitoral não registrada nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
OAB DF sede brasilia
1 de 1 OAB DF sede brasilia - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) cassou a liminar que proibiu a divulgação, nas redes sociais, de pesquisa eleitoral não registrada supostamente promovida pelo candidato à presidência da entidade Délio Lins e Silva Júnior. Além do arquivamento do processo, o relator determinou a retirada do nome do criminalista do polo passivo da ação.

No dia 12 de novembro, como mostrou a Grande Angular, o relator da ação, Carlos Aureliano Motta de Souza, considerou o conteúdo propagado em grupos de WhatsApp como “calunioso e difamante” e capaz de “alterar o resultado das eleições que se avizinham”. A representação foi movida pela chapa do candidato da situação, Jacques Veloso, que conta com o apoio do presidente da Ordem, Juliano Costa Couto, e do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB).

De acordo com o documento, a pesquisa eleitoral foi divulgada sem informações sobre o instituto responsável, o método utilizado e a quantidade de participantes ouvidos. Além disso, parte do questionamento foi apontado como prejudicial a Veloso, candidato à presidência que conta com o apoio do atual mandatário da OAB-DF. “Você tem conhecimento de que o presidente Juliano Costa Couto é réu na Lava Jato por corrupção, obstrução de Justiça e lavagem de dinheiro?”, diz o texto.

A defesa de Délio, principal candidato da oposição, questionou as provas consideradas (prints de grupos de WhatsApp não registrados em cartório) e a ausência de indícios que comprovassem a relação entre os autores do conteúdo e o candidato à presidência da OAB-DF.

Por unanimidade, o Conselho Eleitoral considerou a representação feita pelo grupo de Veloso como improcedente, em decisão do último dia 22. O tributarista não quis se manifestar sobre o caso.

Confira a íntegra da decisão:

Decisão — Comissão Eleitoral da OAB-DF by Metropoles on Scribd

Quatro chapas
Marcada para o dia 29 de novembro, a eleição para a presidência da OAB-DF conta com quatro chapas. Além de Jacques Veloso e Délio Lins e Silva, estão na disputa os advogados Max Telesca e Renata Amaral. O primeiro se apresenta com uma alternativa ao revezamento dos grupos de Jacques e Délio no comando da instituição. Já Renata optou por uma chapa majoritariamente feminina e tem como plataforma uma gestão horizontal e afinada com o respeito às minorias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?