metropoles.com

OAB-DF cobra autonomia política do DF: “Temos desafios. Faz parte”

O Conselho Pleno da OAB-DF lançou a campanha “O DF é da Gente”, contra propostas de federalização de serviços da capital, como gestão do FCD

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
Congresso - Metrópoles
1 de 1 Congresso - Metrópoles - Foto: Metrópoles

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) cobra autonomia do DF em campanha lançada na quinta-feira (2/3).

O Conselho Pleno da OAB-DF aprovou a campanha “O DF é da Gente”, que pretende “evitar o retrocesso com a federalização e conscientizar a população sobre os prejuízos que podem ocorrer com a perda da autonomia política e financeira da capital do país”.

Com a iniciativa, a OAB-DF mostra que é contra a transferência da gestão do Fundo Constitucional do DF (FCDF) para o governo federal. O FCDF custeia as forças de segurança e parte da saúde e educação da capital com recursos oriundos da União, mas quem faz a gestão é o Governo do DF.

“O Distrito Federal já provou inúmeras vezes a capacidade de gerir sua autonomia com responsabilidade e excelência. Obviamente, enfrentamos desafios e isso não faz do DF inapto. Todos os estados possuem seus próprios desafios e isso faz parte. Queremos trazer para a população a contextualização do que significa, na prática, a federalização, a perda da autonomia política e financeira”, disse o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior.

A OAB-DF se une a políticos e entidades contra propostas de federalização de atividades distritais que surgiram após a invasão e depredação do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto, em 8 de janeiro. Há a suspeita de que os ataques antidemocráticos tenham ocorrido com a anuência de policiais.

Outra medida criticada por parlamentares e pela governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), por exemplo, é a proposta de criação de uma Guarda Nacional para proteger as sedes dos Três Poderes, trabalho que hoje é feito pela Polícia Militar do DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?