metropoles.com

OAB-DF: Lopes deve tirar adesivos com tamanho maior que permitido

Decisão liminar determina à Chapa 10, que tem Cleber Lopes como candidato a presidente da OAB-DF, uso de adesivos de até 600 cm²

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
cleber lopes
1 de 1 cleber lopes - Foto: Divulgação

Uma liminar expedida pela Comissão Eleitoral da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), nessa segunda-feira (21/10), mandou o candidato a presidente Cleber Lopes (foto em destaque) retirar imediatamente todos os adesivos de carro que excedam o tamanho permitido na campanha eleitoral.

A partir da decisão, a Chapa 10, liderada por Lopes, deve colar em vidros traseiros de veículos apenas adesivos com até 600 cm², sob pena de multa diária.

O artigo 17 do Provimento nº 222/2023, do Conselho Federal da OAB, autoriza que os candidatos nas eleições internas utilizem banners e adesivos, também perfurados, em vidro traseiro dos carros com até 600 cm². A propaganda só não pode ser fixada em local explorado comercialmente, por empresas que vendem espaço publicitário.

“Portanto, caracteriza-se propaganda eleitoral irregular a confecção e distribuição de banners e adesivos que ultrapassem as dimensões permitidas no Provimento, como os impugnados nesta representação”, justificou a relatora, Gabriela Guimarães Peixoto.

Em nota, a coordenação da campanha de Cleber Lopes disse que “a liminar apenas reafirma o tamanho do adesivo descrito na norma”. “Em respeito à decisão, o grupo identificará qualquer adesivo de tamanho irregular e realizará a imediata remoção”, afirmou.

Outra chapa também deverá se adequar

Uma outra decisão liminar semelhante mandou o candidato da Chapa 01, Paulo Maurício, o Poli, também retirar os adesivos maiores que 600 cm².

O relator da Comissão Eleitoral da OAB-DF, Marcus Gusmão, avaliou que, em imagens anexadas no processo, “é possível se perceber com clareza notória que os adesivos ocupam praticamente o vidro traseiro do veículo por inteiro, o que torna a conduta uma verossimilhante violação da legislação eleitoral pertinente”.

As duas representações sobre o tamanho dos adesivos distribuídos pelas campanhas de Cleber e Poli foram feitas por Everardo Gueiros, que também concorre ao cargo de presidente da OAB-DF, na Chapa 20.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?