OAB-DF busca parceria com TSE para realizar eleições on-line em 2021
Votação para a escolha da presidência da entidade está prevista para novembro de 2021. Objetivo é reduzir gastos com estrutura
atualizado
Compartilhar notícia
As eleições para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) em 2021 poderão ser totalmente on-line. Para viabilizar o processo, a entidade discute parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A votação está prevista para novembro do próximo ano.
Um dos objetivos da mudança é reduzir os gastos com a realização do pleito. De acordo com a OAB-DF, na última eleição, em 2018, o custo para instalar pontos de votação no Plano Piloto e nas subseções foi de R$ 576,3 mil.
“Esses gastos acabam por comprometer a entrega de serviços essenciais à advocacia, especialmente no último ano de mandato, em razão da necessidade de se fazer uma reserva de caixa para custear tal despesa. A isso se soma a redução drástica na arrecadação em razão da pandemia do novo coronavírus”, disse Délio Lins e Silva Júnior.
Representantes da OAB-DF e do TSE se encontraram duas vezes para discutir o processo eleitoral on-line. A escolha de diretoras das seccionais pela internet está em discussão no Conselho Federal da OAB. A previsão é de que nova norma sobre o tema com validade para as entidades de todo o país seja editada até o fim do ano.