OAB de 20 estados prestam apoio a conselheiro do DF ameaçado por advogado
Antonio Alberto do Vale Cerqueira recebeu mensagens intimidadoras enviadas pelo também advogado Cledmylson Lhayr Feydit Ferreira
atualizado
Compartilhar notícia
O Colégio de Presidentes dos Tribunais de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) emitiu uma nota de apoio ao presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB do Distrito Federal, Antonio Alberto do Vale Cerqueira, depois que ele recebeu mensagens intimidadoras enviadas pelo também advogado Cledmylson Lhayr Feydit Ferreira, 60 anos.
A nota foi assinada por presidente do TED de 20 estados. De acordo com o texto, os advogados pedem medidas para a garantia da paz ” diante do perigo que representa Cledmylson”.
“O presidente do TED/DF é advogado idôneo, integra este Colégio onde desempenha uma atuação relevante, não só pelo conhecimento amplo em matéria disciplinar, mas por sua coerência, equilíbrio e respeito aos princípios basilares do direito de defesa em todas as manifestações e atos praticados ao longo de sua atividade à frente do Tribunal”, diz a nota.
A própria OAB-DF já havia emitido uma nota de solidariedade ao conselheiro Antonio Alberto do Vale. Na última quinta-feira (23/3), Antonio Alberto registrou ocorrência contra Cledmylson, pelos crimes de coação no curso do processo, ameaça e crimes praticados pela internet. O investigado teve o registro na OAB-DF suspenso, após agredir a advogada Giselle Piza, 39, na semana passada, no Sudoeste.
Ameaças
Após ser autuado pela agressão contra a advogada Giselle Piza, a 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte) começou a investigar Cledmylson por ameaçar de morte, pelo Instagram, Antonio Alberto e a família do advogado presidente do TED.
As ameaças começaram após OAB-DF cancelar temporariamente a carteira do investigado. Todo processo de suspensão preventiva e disciplinar da instituição passa por Alberto Antonio. Na tentativa de coagi-lo, Cledmylson, alvo de dezenas de outras ocorrências, teria feito as publicações no Instagram, inclusive com menção às filhas e à esposa do conselheiro da OAB-DF.
Desde 2019, Cledmylson é alvo de diversas ocorrências policiais — a maioria devido ao comportamento agressivo dele e do cachorro pelo qual é responsável, o Pipoca. A confusão mais recente que envolveu a dupla resultou na detenção do advogado.