metropoles.com

Nunes Marques, Moraes e Dino votam para derrubar lei do DF sobre armas

O STF julga ação direta de inconstitucionalidade do PSB sobre lei que reconhece necessidade do porte de arma para atiradores desportivos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Grant Faint
Clube de tiro texto
1 de 1 Clube de tiro texto - Foto: Grant Faint

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, na última sexta-feira (20/9), o julgamento que irá definir se a lei distrital que reconhece “o risco da atividade e a efetiva necessidade do porte de armas de fogo” para atiradores desportivos integrantes de entidades profissionais é constitucional.

O relator da ação direta de inconstitucionalidade (ADI), ministro Nunes Marques, votou contra a Lei Distrital nº 7.065. Nunes Marques destacou que cabe à União definir quem pode portar armas de fogo e os requisitos para a emissão da autorização. O Estatuto do Desarmamento atribuiu ao Exército a função de autorizar o porte de arma de fogo para colecionadores, atiradores e caçadores.

“A par de ingressar em matéria de competência exclusiva da União, a lei distrital impugnada está em desconformidade com as normas gerais estabelecidas, na medida em que cria presunção de efetiva necessidade para a categoria dos atiradores desportivos sem respaldo na lei geral de regência”, enfatizou Nunes Marques no voto.

Os ministros Flávio Dino e Alexandre de Moraes acompanharam o relator. Os demais integrantes do STF têm até esta sexta-feira (27/9) para se posicionar no Plenário Virtual.

O PSB é o autor da ADI que questiona a lei distrital no STF. “O ministro relator reconheceu a inconstitucionalidade flagrante da lei distrital, que ao legislar sobre o porte de armas tratou indevidamente de um tema de competência exclusiva da União. Assim, o Supremo corrigirá essa distorção legislativa local, que além de tudo contraria o Estatuto do Desarmamento, ao flexibilizar as regras de controle de porte de armas de fogo”, disse o advogado do partido, Rafael Carneiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?