Novo decreto confirma proibição de reabertura do comércio até dia 11
Edição extra do Diário Oficial com os detalhes da retomada das atividades na capital deve sair a partir da terça-feira (05/05)
atualizado
Compartilhar notícia
Foi publicada em edição extra do Diário Oficial do DF deste sábado (02/05) a nova data de abertura do comércio na capital. O documento assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) confirma a mudança no Decreto nº 40.583, de 1 de abril de 2020. Agora, o texto fala que as atividades ficam suspensas até o dia 10 de maio, em mais uma medida para evitar a propagação do novo coronavírus.
O decreto detalhado sobre como será a abertura deve sair no Diário Oficial do DF a partir de terça-feira (05/05).
A previsão anterior era a de que lojas e outras atividades voltassem, com restrições, a partir deste domingo (03/05). Porém, após reunião com integrantes das secretarias de Saúde e Mobilidade e da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), o chefe do Executivo local alterou a situação.
“Chegamos à conclusão de que precisamos de um pouco mais de tempo para nos adequarmos ao retorno das atividades. Portanto, seja qual for a posição da Justiça, decidimos que o retorno das atividades não ocorrerá antes do dia 11”, afirmou Ibaneis à coluna Grande Angular, ainda na quarta-feira (29/04).
O GDF também depende de uma decisão referente a processo que corre na Justiça Federal, que deve sair entre segunda (04/05) e terça-feira (05/05): a ação civil pública movida pelos ministérios públicos do DF e Territórios (MPDFT), Federal no DF (MPF-DF) e do Trabalho (MPT).
Da mesma forma, o início da fiscalização e das multas para quem não usar máscaras nas ruas também será adiado. De acordo com o governador, não foi possível produzir os itens em quantidade suficiente para atender a demanda.