Novo chefe de gabinete da Secretaria de Cultura já foi preso em operação da PCDF
Marcelo Alves da Mata foi preso em flagrante, em dezembro de 2022, após policiais encontrarem arma na casa dele durante busca e apreensão
atualizado
Compartilhar notícia
Nomeado como chefe de gabinete da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal nessa terça-feira (11/7), Marcelo Alves da Mata já foi preso em flagrante durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa dele, em dezembro de 2022.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) fez buscas na residência de Marcelo no âmbito da Operação Hogwarts, que investiga supostos direcionamentos de contratações pela Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Planaltina e por escolas da região.
Durante a ação policial, agentes encontraram uma arma na casa e prenderam Marcelo em flagrante. Ele pagou fiança e foi liberado em seguida.
Segundo os investigadores, havia indícios de que verbas de emendas parlamentares destinadas ao Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf) seriam direcionadas para contratos com empresas previamente selecionadas e vinculadas a gestores da CRE, bem como de algumas escolas de Planaltina.
À época, Marcelo era assessor parlamentar do então deputado distrital Claudio Abrantes. No último dia 5 de julho, Abrantes foi nomeado secretário de Cultura e Economia Criativa do DF. Seis dias depois, levou Marcelo para atuar como chefe de gabinete na pasta.