metropoles.com

Nova lei do DF dá prioridade em hospitais a vítimas de violência

Governador Ibaneis sancionou lei de autoria do deputado distrital Jorge Vianna que determina prioridade no atendimento a mulheres vítimas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Foto colorida mostra olho roxo de mulher agredida fisicamente
1 de 1 Foto colorida mostra olho roxo de mulher agredida fisicamente - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou nesta quarta-feira (3/4) a lei que garante prioridade de atendimento médico a mulheres vítimas de violência.

De acordo com a nova norma, de autoria do deputado distrital Jorge Vianna (PSD), todos os hospitais públicos e privados deverão atender prioritariamente vítimas de violência, “respeitada a primazia de avaliação de grau de risco dos demais pacientes”.

A lei especifica que violência contra a mulher é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.

Os hospitais ficam obrigados a fixar cartaz informativo e em local de fácil visualização sobre o direito ao atendimento prioritário a essas vítimas.

O autor da lei afirmou que a definição dessa prioridade deixará as vítimas mais seguras para buscar atendimento em saúde. “Uma mulher que sofre agressão vai para o hospital e, naquele momento de espera por atendimento, passam muitas coisas pela cabeça dela. Inclusive, existe o risco de ela querer não continuar lá por medo ou vergonha”, comentou Jorge Vianna.

“[Esse] é mais um incentivo para que elas procurem uma unidade de saúde. Essa prioridade é justa para as pessoas que passam por uma tortura domiciliar e sofrem dores físicas e [ficam com o] psicológico abalado”, completou o parlamentar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?