metropoles.com

Nova Lei de Improbidade: 4 réus são beneficiados com prescrição no DF

Quatro pessoas acusadas de desviar dinheiro público por meio de emenda parlamentar foram beneficiadas com prescrição intercorrente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
fachada do TJDFT
1 de 1 fachada do TJDFT - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A 7ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT), declarou a prescrição do caso em que quatro réus foram acusados de desviar emenda parlamentar para patrocinar interesses particulares.

Segundo a denúncia do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), Áurea Francisca Rodrigues de Moraes, Carlos Roberto Barros Morales, Hélio Ferreira das Chagas e Morales Escola de Futebol Ltda teriam supostamente desviado verbas públicas oriundas de emenda parlamentar, no ano de 2012.

O dinheiro teria sido usado a pretexto de patrocinar evento esportivo em Varjão, mas acabou supostamente utilizado para benefício próprio.

Em sentença publicada nesta terça-feira (5/7), o juiz Paulo Afonso Cavichioli Carmona se baseou na prescrição intercorrente inserida pela nova Lei de Improbidade Administrativa. Como a ação judicial foi distribuída em 2017, o prazo de quatro anos para conclusão e eventual condenação acabou em setembro de 2021.

“Assim sendo, tendo decorrido lapso temporal superior a 4 anos entre a causa interruptiva da prescrição (ajuizamento da ação) e a presente data, outra alternativa não resta a não ser o reconhecimento da prescrição intercorrente da pretensão punitiva estatal, dado a aplicação da retroatividade da lei nova benéfica aos réus”, assinalou o magistrado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?