No DF, pesquisa aponta que 900 mil pessoas estão dispostas a participar do 7 de Setembro
Levantamento do Instituto Ideia mostra que 40,8% dos eleitores da capital pretendem sair às ruas no Dia da Independência
atualizado
Compartilhar notícia
As atenções da população estão voltadas para o 7 de Setembro, quando a adesão aos atos previstos por todo o país vão dar um panorama de como andam os ânimos dos eleitores em relação à disputa pela Presidência da República.
De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), o Distrito Federal tem cerca de 2,2 milhões de eleitores. Pesquisa Metrópoles/Ideia aponta que, na capital, 40,8% dos cidadãos acima de 16 anos disseram estar dispostos a participar das manifestações do Dia da Independência. O percentual corresponde a cerca de 900 mil pessoas, segundo projeção feita com base nos número do TRE-DF.
O secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, faz previsão mais modesta: “No ano passado, no auge da manifestação, estavam presentes 500 mil pessoas. A gente trabalha com expectativa similar este ano”.
A perspectiva de grande mobilização fez a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) preparar um megaesquema para a data. O público do desfile cívico-militar e as outras pessoas que pretendem ir à Esplanada dos Ministérios durante o feriado passarão por revista.
Uma série de objetos estão proibidos.
Veja:
– Fogos de artifício e similares;
– Armas em geral;
– Apontador a laser ou similares;
– Artefatos explosivos;
– Sprays e aerossóis;
– Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras, cartazes etc;
– Garrafas de vidro e latas;
– Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que tenham aparência de arma de fogo;
– Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira;
– Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo;
– Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (a exemplo: tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas); e
– Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima de 24 horas da Operação, pela PMDF e/ou SSP/DF e/ou GDF.
Pesquisa
A pesquisa ouviu 1,2 mil pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 18 de agosto.
Utilizou-se a metodologia de pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do DF.
A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.
A pesquisa foi registrada no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) sob o número DF-05504/2022.