“Neste 7 de setembro, só entra gente na Esplanada. Não está autorizada entrada de caminhão”, diz Ibaneis Rocha
Em entrevista à coluna, o governador do DF afirmou que está proibida a entrada de caminhões ou carros na Esplanada dos Ministérios
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), vai manter o bloqueio de caminhões para entrada no evento de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios. A coluna Grande Angular ouviu o governador após informação de que militares estavam cadastrando veículos, em evento no Parque da Cidade, para entrar na via nesta quarta-feira, dia do desfile.
Ibaneis Rocha, que é responsável pela segurança da cidade, afirmou: “Está terminantemente proibida a entrada de caminhões na Esplanada dos Ministérios. Neste 7 de setembro, só entra gente na Esplanada. E eu espero que muita gente. A Esplanada é do povo”.
Mesmo com a entrada de caminhoneiros proibida na avenida, homens com a farda do Exército e se identificando como militares das Forças Armadas fizeram uma lista de caminhoneiros supostamente “cadastrados” para entrar no local.
Os militares estiveram no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, onde ocorre a 2ª Caravana da Integração Nacional, e cadastraram participantes. Segundo integrantes da exposição ouvidos pelo Metrópoles, a autorização seria para ter acesso ao desfile.
Ibaneis rechaçou a possibilidade. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) também enviou comunicado garantindo o planejamento inicial.
“O Protocolo de Ações Integradas, elaborado em conjunto com instituições locais e federais, que prevê restrição de acesso de veículos não autorizados na Esplanada dos Ministérios, durante o ato cívico-militar e manifestações previstos para o 7 de setembro, está mantido”, disse a nota.
O governador do DF afirmou não ter recebido nenhum comunicado do Exército ou do presidente da República para que o bloqueio fosse flexibilizado.
Bloqueio
O objetivo das forças de segurança em manter os bloqueios é evitar que manifestações que possam terminar em violência ocorram, como em 2021. Na ocasião, grupos bolsonaristas furaram a barreira da polícia e se aproximaram do Supremo Tribunal Federal (STF). Os caminhoneiros ficaram no local por cerca de uma semana, provocando tensão na Praça dos Três Poderes.
Na noite dessa segunda-feira (5/9), por volta de 20h30, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) teve que antecipar o bloqueio do trânsito na Esplanada porque caminhoneiros tentaram invadir a área.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma grande fila de ônibus, motorhomes e caminhões desfilando pelo centro de Brasília. No intuito de garantir que o cenário de 2021 não se repita, policiais fecharam a via.