metropoles.com

“Neste 7 de setembro, só entra gente na Esplanada. Não está autorizada entrada de caminhão”, diz Ibaneis Rocha

Em entrevista à coluna, o governador do DF afirmou que está proibida a entrada de caminhões ou carros na Esplanada dos Ministérios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
bloqueio pmdf 1
1 de 1 bloqueio pmdf 1 - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), vai manter o bloqueio de caminhões para entrada no evento de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios. A coluna Grande Angular ouviu o governador após informação de que militares estavam cadastrando veículos, em evento no Parque da Cidade, para entrar na via nesta quarta-feira, dia do desfile.

Ibaneis Rocha, que é responsável pela segurança da cidade, afirmou: “Está terminantemente proibida a entrada de caminhões na Esplanada dos Ministérios. Neste 7 de setembro, só entra gente na Esplanada. E eu espero que muita gente. A Esplanada é do povo”.

Mesmo com a entrada de caminhoneiros proibida na avenida, homens com a farda do Exército e se identificando como militares das Forças Armadas fizeram uma lista de caminhoneiros supostamente “cadastrados” para entrar no local.

Os militares estiveram no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, onde ocorre a 2ª Caravana da Integração Nacional, e cadastraram participantes. Segundo integrantes da exposição ouvidos pelo Metrópoles, a autorização seria para ter acesso ao desfile.

Ibaneis rechaçou a possibilidade. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) também enviou comunicado garantindo o planejamento inicial.

“O Protocolo de Ações Integradas, elaborado em conjunto com instituições locais e federais, que prevê restrição de acesso de veículos não autorizados na Esplanada dos Ministérios, durante o ato cívico-militar e manifestações previstos para o 7 de setembro, está mantido”, disse a nota.

O governador do DF afirmou não ter recebido nenhum comunicado do Exército ou do presidente da República para que o bloqueio fosse flexibilizado.

Bloqueio

O objetivo das forças de segurança em manter os bloqueios é evitar que manifestações que possam terminar em violência ocorram, como em 2021. Na ocasião, grupos bolsonaristas furaram a barreira da polícia e se aproximaram do Supremo Tribunal Federal (STF). Os caminhoneiros ficaram no local por cerca de uma semana, provocando tensão na Praça dos Três Poderes.

Na noite dessa segunda-feira (5/9), por volta de 20h30, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) teve que antecipar o bloqueio do trânsito na Esplanada porque caminhoneiros tentaram invadir a área.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma grande fila de ônibus, motorhomes e caminhões desfilando pelo centro de Brasília. No intuito de garantir que o cenário de 2021 não se repita, policiais fecharam a via.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?