Não são esperadas grandes manifestações em 7/9, diz chefe da SSP-DF
Segundo o delegado da Polícia Federal, um grande efetivo de policiais foi escalado para assegurar a segurança no Dia da Independência
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, detalhou em entrevista exclusiva ao Metrópoles nesta quarta-feira (6/9) o planejamento para garantir a segurança na Esplanada dos Ministérios durante o feriado de 7 de Setembro, mas assegurou que não são esperadas grandes manifestações para a data.
“A gente vem se preparando com antecedendo e fazendo as coisas de forma bastante organizada. Então, a nossa subsecretaria de operações vem se reunindo com várias áreas tanto do Governo do Distrito Federal como também do governo Federal de forma a não ter surpresas”, pontuou o delegado da Polícia Federal, que assumiu o comando da pasta em janeiro deste ano.
Segundo Avelar, até o momento, não foi registrado nada organizado que possa, de alguma maneira, comprometer a segurança do 7 de Setembro: “Não identificamos indícios de caravanas, manifestação”.
“A gente trata tudo isso com maior seriedade. Mas eu reforço: não se espera manifestações com grande parte da coletividade. Eventualmente, são manifestações individuais ou de pequenos grupos que, democraticamente, querem se manifestar. Mas, em matéria de segurança pública, estamos fazendo nossa parte e estamos tranquilos para impedir que haja qualquer problema de maior gravidade”, reforçou.
Os preparativos para o Dia da Independência começaram meses antes da data comemorativa, conforme informado pelo delegado. Para ele, a organização foi seguido a risca pela área de segurança como “um dever de casa”. “Estamos fazendo o nosso dever de casa com antecedência para justamente chegando o dia 7 de setembro estarmos preparados, como efetivamente estamos”, disse.
“A população pode se sentir segura. Estamos fazendo um esforço bastante grande. Inclusive, um grande número de policiais estará presente.[…] Posso assegurar que será um efetivo bastante grande, suficiente para garantir uma festa bonita, um evento bonito”, finalizou.
O evento do 7 de Setembro
Todo esse preparo é considerado superior ao esquema de segurança elaborado na posse do presidente Lula. No início de setembro, a vice governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), solicitou conversa com órgãos Federais para conversar sobre o esquema de segurança do DF.
O encontro foi solicitado pelo Executivo local devido ao compartilhamento de uma dezena de vídeos por parte do ministro de Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino (PSB-MA), onde se registram chamamento para protestos no feriado de independência.
O desfile de 7 de setembro deve começar por volta das 9 horas, e se encerrar às 11 horas. O tema será “Democracia, Soberania e União” e contará ainda com o veículo blindado VBTP-MR Guarani, que teve sua venda à Ucrânia impedida, e os veículos VBMT-LSR 4×4 Lince K2, Leopard 1A5 e M60 A3 TTS, Gepard 1A2 e o obuseiro autopropulsado M109 A5.
Entre os destaques do evento, estão a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira; tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Forças Aéreas), apresentação de escolas, como a do Governo do Distrito Federal (GDF), profissionais do Corpo de Bombeiros, além de bandas e participações especiais de várias instituições. A expectativa de público é de 30 mil pessoas.
A Esplanada dos Ministérios será fechada para trânsito de veículos a partir das 21h desta quarta-feira (6/9). O diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka do Nascimento, alertou que a autarquia atuará, também, com 50 carros caracterizados e com alguns à paisana.
No dia do feriado, os pontos de acesso à Esplanada, onde ocorrerá o evento público, terão revista aos pedestres.
Veja a lista de itens proibidos para o 7 de Setembro em Brasília:
→ Armas em geral;
→ Sprays e aerossóis;
→ Artefatos explosivos;
→ Garrafas de vidro e latas;
→ Fogos de artifício e similares;
→ Apontador a laser ou similares;
→ Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira;
→ Fogões e similares que usem gás e/ou eletricidade;
→ Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo;
→ Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que tenham aparência de arma de fogo;
→ Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras e cartazes;
→ Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem itens de trabalho ou culturais (tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas, etc.);
→ Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima de 24 horas da operação, pela PMDF e/ou pela SSP-DF e/ou pelo Governo do Distrito Federal (GDF).