metropoles.com

Não perturbe: DF é recordista em telefones de telemarketing bloqueados

Na capital do país, a quantidade de inscritos na plataforma é, proporcionalmente, maior do em que SP e RJ. São 237 mil números cadastrados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Robin Worrall/Unsplash
video celular
1 de 1 video celular - Foto: Robin Worrall/Unsplash

O Distrito Federal tem a maior proporção de números cadastrados na plataforma Não Me Perturbe, que bloqueia chamadas de telemarketing de empresas de telecom e de bancos. Na capital da República, a quantidade de inscritos alcança 237 mil, o que deixa Brasília na frente de São Paulo e Rio de Janeiro em percentuais calculados de acordo com o número de inscritos.

Em operação desde julho de 2019, a plataforma tem, atualmente, 8,12 milhões de números de telefone cadastrados em todo o Brasil.

Entre eles, 5,2% estão registrados na Não Me Perturbe no Distrito Federal. São Paulo é a unidade federativa com a segunda maior proporção de números cadastrados: 4,9%. Em todo o Brasil, a média percentual de números bloqueados na plataforma é de 3%.

“O DF tem a maior taxa de adesão proporcional do país. A Não Me Perturbe é efetiva em controlar e reduzir o número de ligações indesejadas. Ela funciona para empresas de telecom e consignados de bancos, após parceria com a Febraban”, assinalou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

Ao citar dados da Truecaller, Ferrari ressaltou que, “em 2019, 48% das chamadas de telemarketing eram feitas pelas operadoras. Já em 2020, depois da implantação da plataforma, esse percentual caiu para 6%”.

Os cadastrados, no entanto, devem estar cientes de que a plataforma não bloqueia ligações de lojas de varejo e de outras grandes empresas. Parcerias podem ser fechadas para que isso ocorra, mas, hoje, a iniciativa criada por operadoras de telecom funciona nos dois setores específicos.

Ligações a qualquer hora e aos domingos

Após comprar um apartamento e solicitar serviço da troca de operadora de internet, a jornalista Jane Santin, 40 anos, começou a receber ligações insistentes de diversas operadoras de telefonia. “Eles ligavam às 22h, meia-noite, toda hora. Mesmo quando eu falava que já havia adquirido um pacote, eles não paravam”, pontuou.

Cansada do incômodo, a jornalista recorreu à plataforma. “Quando fui me cadastrar, vi que já estava lá. Me cadastrei em 2019, quando descobri o Não Me Perturbe. Porém, decidi atualizar o meu cadastro e, só assim, começou a funcionar. Parei de receber as ligações de operadoras, as ofertas de pacotes, números de 011, 014 e outros DDDs”, relatou.

Como o marido e o filho dela também recebem as mesmas ligações inconvenientes, Jane decidiu cadastrá-los na plataforma.

Bloqueio em 30 dias

As pessoas que quiserem bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing de empresas de telecom e serviço consignado de bancos devem fazer o cadastro diretamente no site da Não Me Perturbe ou por meio do Procon. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.

“Estamos aprimorando o sistema para termos um controle maior da atuação dos parceiros das operadoras. A intenção é reduzir ainda mais as chamadas, com identificação, notificação e penalidades para os chamadores mais reclamados. A sugestão de novas medidas de autorregulação para telemarketing estão sendo apresentadas a autoridades do setor”, frisou Ferrari.

A autorregulação atua dentro de procedimentos mais modernos de regulação responsiva e tem por objetivo melhorar a relação com os consumidores. Desde março de 2020, além do telemarketing, o Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART) vem atuando em outras frentes de autorregulação, com a implantação dos normativos de Atendimento, Cobrança e Oferta. Os normativos, que contaram com a participação próxima da Anatel e dos conselheiros independentes que compõem o SART, trazem orientações para as prestadoras no relacionamento com os usuários.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?