metropoles.com

Mulheres e paz: major da PMDF representa Brasil em evento da ONU

Escolhida para participar de workshop internacional, Daniela Natalia Schermerhorn foi a única representante da América Latina no evento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material obtido pelo Metrópoles
Imagem colorida de palestra
1 de 1 Imagem colorida de palestra - Foto: Material obtido pelo Metrópoles

A major da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Daniela Natalia Teixeira Schermerhorn foi escolhida para representar o Brasil em um workshop internacional promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Katmandu, capital do Nepal. O evento teve como foco o tema “Mulheres, paz e segurança”, e a oficial do DF foi a única representante da América Latina.

Participaram do workshop, que ocorreu na semana passada, representantes policiais de 21 países e seis continentes. A major Daniela Natalia, que atualmente comanda o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) da PMDF, é veterana da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah), que ocorreu de 2012 a 2014.

A finalidade principal do workshop foi identificar estratégias que garantiram uma participação plena e significativa das mulheres em missões de paz. Os participantes discutiram, entre outros pontos, iniciativas para promover a igualdade de gênero na polícia e adotar, de maneira eficaz, a agenda “mulheres, paz e segurança” nessa carreira.

“O objetivo foi conhecer as dificuldades enfrentadas nos processos de seleção e os parâmetros que os países têm em relação à mulher, porque, em que pese todos façamos o mesmo concurso público em nosso país, todo mundo tenha nível superior, todo mundo dirija o próprio carro, essa realidade não é a mesma em todo o mundo”, comparou a major.

3 imagens
Evento ocorreu em Katmandu, capital do Nepal
Major Daniela Natalia Teixeira Schermerhorn
1 de 3

Mulheres, paz e segurança: major da PMDF participa de evento internacional da Organização das Nações Unidas (ONU)

2 de 3

Evento ocorreu em Katmandu, capital do Nepal

Material obtido pelo Metrópoles
3 de 3

Major Daniela Natalia Teixeira Schermerhorn

Material obtido pelo Metrópoles

Os debates envolveram questões sensíveis e atuais, como a prevenção de casos de assédio e a responsabilização dos assediadores, além da importância de oferecer suporte físico e psicológico adequado aos policiais durante e após o envolvimento deles em missões de paz.

“O trabalho da policial feminina não só auxilia países em conflito a atender melhor as vítimas – mulheres, crianças e idosos. Você ajuda no atendimento dessas pessoas, bem como no desenvolvimento da polícia local e de ferramentas e mecanismos para atendimento de grupos mais vulneráveis”, completou a major.

O evento foi organizado pelo Instituto para Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas (Unitar) e pelo Programa de Suporte para Operações Policiais Internacionais de Manutenção da Paz dos Estados Unidos (Ippos).

O Exército Brasileiro e o Comando de Operações Terrestres (Coter) da força armada também enalteceram a participação de Daniela Natalia e da PMDF no workshop, com destaque para o papel desempenhado por policiais mulheres na promoção da igualdade de gênero e na representação positiva do Brasil perante a ONU.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?