Mulheres e paz: major da PMDF representa Brasil em evento da ONU
Escolhida para participar de workshop internacional, Daniela Natalia Schermerhorn foi a única representante da América Latina no evento
atualizado
Compartilhar notícia
A major da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Daniela Natalia Teixeira Schermerhorn foi escolhida para representar o Brasil em um workshop internacional promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Katmandu, capital do Nepal. O evento teve como foco o tema “Mulheres, paz e segurança”, e a oficial do DF foi a única representante da América Latina.
Participaram do workshop, que ocorreu na semana passada, representantes policiais de 21 países e seis continentes. A major Daniela Natalia, que atualmente comanda o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) da PMDF, é veterana da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah), que ocorreu de 2012 a 2014.
A finalidade principal do workshop foi identificar estratégias que garantiram uma participação plena e significativa das mulheres em missões de paz. Os participantes discutiram, entre outros pontos, iniciativas para promover a igualdade de gênero na polícia e adotar, de maneira eficaz, a agenda “mulheres, paz e segurança” nessa carreira.
“O objetivo foi conhecer as dificuldades enfrentadas nos processos de seleção e os parâmetros que os países têm em relação à mulher, porque, em que pese todos façamos o mesmo concurso público em nosso país, todo mundo tenha nível superior, todo mundo dirija o próprio carro, essa realidade não é a mesma em todo o mundo”, comparou a major.
Os debates envolveram questões sensíveis e atuais, como a prevenção de casos de assédio e a responsabilização dos assediadores, além da importância de oferecer suporte físico e psicológico adequado aos policiais durante e após o envolvimento deles em missões de paz.
“O trabalho da policial feminina não só auxilia países em conflito a atender melhor as vítimas – mulheres, crianças e idosos. Você ajuda no atendimento dessas pessoas, bem como no desenvolvimento da polícia local e de ferramentas e mecanismos para atendimento de grupos mais vulneráveis”, completou a major.
O evento foi organizado pelo Instituto para Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas (Unitar) e pelo Programa de Suporte para Operações Policiais Internacionais de Manutenção da Paz dos Estados Unidos (Ippos).
O Exército Brasileiro e o Comando de Operações Terrestres (Coter) da força armada também enalteceram a participação de Daniela Natalia e da PMDF no workshop, com destaque para o papel desempenhado por policiais mulheres na promoção da igualdade de gênero e na representação positiva do Brasil perante a ONU.