metropoles.com

MPT recomenda que GDF suspenda aulas presenciais por duas semanas

O Ministério Público do Trabalho enviou ao governador Ibaneis Rocha recomendação para paralisação das atividades presenciais na rede privada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Aluna de escola privada
1 de 1 Aluna de escola privada - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério Público do Trabalho (MPT) enviou um ofício ao governador Ibaneis Rocha (MDB) no qual recomenda a suspensão das aulas presenciais para os alunos da rede privada de ensino, no que se refere às séries mais avançadas, por pelo menos duas semanas. O documento foi encaminhado ao emedebista nesta quinta-feira (25/3).

As procuradoras do trabalho Carolina Pereira Mercante, Ana Cláudia Rodrigues Bandeira Monteiro, e Geny Helena Fernandes Barroso postularam também que as escolas e universidades privadas devem proceder ao isolamento provisório de profissionais e alunos que tiveram contato próximo com infectados pela Covid-19.

Segundo o ofício, o GDF tem 10 dias úteis para adotar as sugestões da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região. Se as solicitações não forem cumpridas, o MPT deve analisar as medidas judiciais cabíveis.

As recomendações consideram a “insuficiência de leitos de UTI, profissionais de saúde e de medicamentos para o atendimento de pacientes com a Covid-19 no DF”. O MPT também levou em conta o fato de que os trabalhadores de escolas privadas ainda não constam na listagem dos grupos a serem vacinados nas próximas semanas.

Nas últimas semanas, o órgão de investigação recebeu denúncias de descumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho, por escolas privadas no DF, com casos de surto de Covid-19 entre alunos e trabalhadores.

O MPT solicitou ainda a elaboração de um balanço epidemiológico do setor da educação particular do DF, com descrição das faixas etárias, condições de saúde, funções e locais de trabalho dos contaminados. Também devem ser comunicados, enquanto durar a pandemia da Covid-19, a descrição dos sintomas mais frequentes, as informações sobre óbitos, o número de recuperados, a quantidade de internados, o uso de UTIs e outros aspectos sobre o atendimento médico recebido, com atualização mensal.

Professores

Como noticiou a coluna Grande Angular na última segunda-feira (22/3), o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinproep-DF) defende a suspensão, por duas semanas, das aulas presenciais para os estudantes do 6º ano ao ensino médio.

“Entendemos que os índices de contaminação estão altos e há necessidade de leitos de UTI. A nossa intenção é, justamente, diminuir o fluxo de adolescentes no transporte público”, disse à coluna o diretor jurídico do Sinproep-DF, Rodrigo de Paula.

Autonomia

Nesta quinta-feira, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF) divulgou nota na qual destaca que as escolas privadas “têm autonomia para determinar modelo de gestão, proposta pedagógica, bem como para estabelecer e implementar protocolo de combate à Covid-19″.

O Sinepe-DF afirmou que a autonomia das escolas “perpassa pela colaboração da comunidade escolar, de acordo com as necessidades das famílias e também dos alunos, pois crianças e adolescentes têm apresentado transtornos emocionais e psicológicos graves e de difícil reparação”.

“Dentro dessa perspectiva, o Sinepe-DF respeita as garantias individuais das escolas, como das famílias que precisam das aulas presenciais, e também daquelas que optaram por levar os filhos à escola. Essa autonomia deve ser resguardada mesmo no recinto escolar”, assinalou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?