metropoles.com

MPs insistem em comércio ficar fechado no DF: “Perigo iminente”

Promotores entendem que abertura de atividades consideradas não essenciais coloca em risco a população da capital do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Comércio Fechado
1 de 1 Comércio Fechado - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Promotores pediram a manutenção da ordem judicial, expedida pela Justiça Federal, que suspendeu a ampliação do funcionamento de atividades não essenciais no DF em razão da pandemia do novo coronavírus.

Representantes dos ministérios públicos do DF e Territórios (MPDFT), Federal no DF (MPF-DF) e do Trabalho (MPT) também solicitaram que seja interrompida temporariamente a eficácia dos decretos do GDF que permitiram a prática de atividades não essenciais.

O texto define essas funções como “aquelas cuja prestação seja adiável, por sua suspensão de colocar em perigo iminente a sobrevivência, saúde ou a segurança da população”.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) reagiu à manifestação. “O que o Ministério Público precisa entender é o seguinte: a população está abrindo o comércio. Eu não tenho condição de fiscalizar 150 mil estabelecimentos. Ou me deixam fazer o processo de forma ordenada e segura, ou assumem o dever da fiscalização”, disse.

5 imagens
Empreendedores sofrem com queda nos negócios durante a crise
Justiça autorizou o escalonamento do funcionamento do comércio
Comércio está fechado por determinação da Justiça
Algumas promoções já são vistas pela cidade
1 de 5

Eventos e maior parte do comércio no DF estão suspensos desde 11 de março

HUGO BARRETO/METRÓPOLES
2 de 5

Empreendedores sofrem com queda nos negócios durante a crise

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 5

Justiça autorizou o escalonamento do funcionamento do comércio

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 5

Comércio está fechado por determinação da Justiça

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 5

Algumas promoções já são vistas pela cidade

Hugo Barreto/Metrópoles

Os promotores afirmam que as limitações são necessárias até que o GDF prove que a retomada das atividades é “desnecessária para assegurar o regular funcionamento do SUS no DF e a prestação de adequado atendimento médico-hospitalar aos pacientes contaminados pela Covid-19”.

O documento também cobra que seja comprovado que a reabertura não terá impacto na assistência médica oferecida a pacientes de outras doenças na rede pública de saúde. Outra exigência é que haja “plena vigilância da saúde e segurança dos trabalhadores da Secretaria de Saúde do DF”.

Eles requereram, ainda, que o GDF fique “obrigado a estruturar adequadamente seus serviços de vigilância em saúde e segurança no trabalho, inclusive no âmbito do SUS e com fornecimento de equipamento de proteção individual (EPI) adequado em quantidade suficiente para a realização de todas as inspeções necessárias durante a pandemia de Covid-19”.

O pedido também sugere a imposição de multa diária de R$ 100 mil caso o GDF descumpra as determinações.

Leitos de UTI

No texto, os membros dos MPs questionam a informação apresentada pelo GDF a respeito do número de leitos de UTI reservados para pacientes com o novo coronavírus. “Vinte e dois dos 172 leitos são pediátricos/neonatos (10 no HCB e 12 no UCIN e no HRan), de modo que a cautela exige que sejam acompanhados em lista apartada, para real dimensionamento da ocupação.”

Eles ponderam que apenas os quartos de UTI não garantem o atendimento adequado e argumentam, entre outras coisas, que o Executivo local não demonstrou ter equipamentos de proteção individual (EPIs) suficientes para os profissionais de saúde. No texto, foi destacado, também, que faltam máscaras N-95, dois tipos de luvas, aventais e insumos.

Segundo o documento “o DF possui apenas 190 médicos intensivistas, sendo este número o oficial apresentado e que não retrata a realidade dos hospitais, uma vez que o GDF admite em seus estudos não monitorar absenteísmo e nem afastamentos por problemas de saúde, não possuindo o número diário de médicos e de outros profissionais da área de saúde”.

Confira a íntegra da manifestação:

Manifestação Ministério Púb… by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?