metropoles.com

MPDFT: procurador-geral de Justiça quer avançar no atendimento público

O procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur, fez balanço do primeiro mandato e falou de perspectivas para os próximos anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
georges seigneur (2)
1 de 1 georges seigneur (2) - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Recém-nomeado para o segundo mandato como procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Georges Seigneur disse, em entrevista à coluna Grande Angular, que uma das prioridades da nova gestão é dar continuidade e avançar nas melhorias do atendimento ao público.

“Uma coisa que me preocupa muito é: não retroceder na parte de atendimento ao público. Pelo contrário, [vamos] avançar ainda mais para que a população veja o Ministério Público como uma instituição na qual ela pode confiar e, caso precise, esteja ao seu lado”, afirmou Seigneur, nessa terça-feira (26/11).

O procurador-geral de Justiça citou que cada uma das unidades do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) tem uma sala para atender a população. “Nós fortalecemos o Núcleo de Direitos Humanos, que eu acho que foi um um ponto muito importante, assim como também foi o Núcleo Prisional”, acrescentou.

Seigneur foi nomeado pelo presidente Lula (PT) para o segundo mandato em 14 de novembro deste ano. 

Durante a entrevista, Seigneur afirmou que o MPDFT busca fortalecer as investigações e acelerar os processos judiciais. “Eu falo isso porque, no Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, eu fui presidente do Grupo de Acompanhamento Processual. Não era só do MPDFT, era do Ministério Público do Brasil inteiro. E é muito importante que os próprios ministérios públicos melhorem a sua atuação junto aos tribunais, exatamente para que tenham respostas melhores e mais rápidas”, completou.

Georges Seigneur, procurador-geral de Justiça do DF

Após ser nomeado para o segundo mandato como procurador-geral de Justiça do DF, Seigneur foi eleito por aclamação para o cargo de presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).

Assista à entrevista completa: 

Uso da tecnologia

Quando ainda cumpria o primeiro mandato, Seigneur iniciou um projeto no MPDFT com o uso de inteligência artificial para auxiliar no trabalho de elaboração de peças em outras atividades do MP.

Em retrospecto, ele analisa que a IA é um sucesso dentro do órgão. “A nossa última ferramenta, acho que ficou mais conhecida, é um serviço que faz a transcrição das datas das audiências. É muito importante e chega a fazer um certo resumo para a análise, seja inicialmente da área técnica do analista e do assessor do procurador, do promotor de Justiça, do procurador de Justiça. No fundo, nós conseguimos otimizar o tempo, apontar exatamente onde em cada e especialmente depoimentos muito longos, onde você poderia buscar exatamente a ferramenta”, disse.

“A inteligência veio para ajudar”, frisou. Porém, ele destacou que é preciso que os responsáveis por usar as ferramentas chequem as informações.

6 imagens
Georges Seigneur, procurador-geral de Justiça do DF
1 de 6

Georges Seigneur, procurador-geral de Justiça do DF

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 6

Georges Seigneur, procurador-geral de Justiça do DF

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 6

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 6

Igo Estrela/Metrópoles

Próximos anos

Georges afirmou que um mandato de dois anos é curto para implementar tudo que se deseja e, durante o próximo biênio, ampliará o trabalho de fiscalização das políticas públicas.

“Muitos processos estão em um caminhar, mas pretendemos melhorar ainda mais. Por exemplo, a área relativa à fiscalização da política pública. A atuação com relação a promotorias específicas, eu digo a Promotoria de Saúde, a Promotoria de Educação, que são promotorias que, com esses avanços, elas podem ter uma atuação melhor e até uma atuação melhor de com relação à própria estruturação”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?