metropoles.com

MPDFT pede o afastamento de comandantes da PMDF e de secretário de segurança interino

Segundo o órgão de controle, há indícios de omissão por parte da PMDF durante os ataques antidemocráticos na Esplanada dos Ministérios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
PM - Metrópoles
1 de 1 PM - Metrópoles - Foto: Reprodução

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou o afastamento provisório de comandantes da Polícia Militar (PMDF) e do secretário de Segurança Pública em exercício. O órgão de controle identificou indícios de omissão das autoridades diante dos ataques antidemocráticos contra os Três Poderes.

A recomendação pede o afastamento do comandante-geral da PMDF, Fábio Augusto Vieira, do comandante operacional, Jorge Eduardo Naime Barreto, do comandante do Pelotão de Choque, Gustavo Cunha de Souza e do secretário Fernando de Sousa Oliveira.

Após análise de informações, documentos, fotos, vídeos e notícias, a exemplo da não observância do Protocolo de Ações Integradas nº2/2023, revelada pela Coluna Grande Angular, o MPDFT identificou um cenário de possível omissão por parte de membros da PMDF durante o ato terrorista no domingo (8/1).

A recomendação é assinada pelo procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur. No caso dos militares, os pedidos também contam com as assinaturas os titulares da 1a Promotoria de Justiça Militar, Nísio Tostes Filho, e da 3a Promotoria de Justiça Militar, Flávio Augusto Milhomem.

As recomendações foram enviadas para a governadora em exercício Celina Leão (PP) e ao interventor da União na Segurança Pública do DF, Ricardo Capelli, na tarde desta segunda-feira (9/1). Além disso, o MPDFT decidiu cobrar esclarecimentos das forças de segurança e cobrou explicação de cada passo adotada durante os ataques.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?