metropoles.com

MPDFT: Nupri faz 22 inspeções para sanar falhas nos presídios do DF

MPDFT expediu 241 ofícios para órgãos públicos e instituições privadas cobrando correções de irregularidades no sistema prisional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Papuda - Metrópoles
1 de 1 Papuda - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Entre janeiro e abril de 2023, o Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) inspecionou 22 vezes os presídios da capital brasileira.

No mesmo período, as promotorias de execuções penais também fizeram inspeções. No total, o MPDFT expediu 241 ofícios para órgãos públicos e instituições privadas cobrando correções de irregularidades no sistema prisional.

O Nupri fez 79 oitivas de pessoas privadas de liberdade e de policiais penais. Participou de cinco audiências judiciais e fez 126 manifestações judiciais, enquanto acompanha a tramitação 41 ações penais.

O núcleo obteve o cronograma de licitação do projeto e da obra para criação de 1000 vagas no regime semiaberto. Também monitorou a assistência médica jurídica gratuita para às pessoas em privação de liberdade.

Além disso, também incentivou mutirões pela Defensoria Pública. Realizou reuniões para tratar da educação e da oferta de trabalho para os presos e ainda acompanhou o concurso público para o ingresso de novos policiais penais.

Servidores capacitados

Na última sexta-feira, 28 de abril, os promotores de Justiça Márcio Wagner Albuquerque e Gabriel França Santos de Oliveira inspecionaram o CDP2, CDP1 e PDF1.

Ainda na sexta-feira, a promotora de Justiça Vanessa de Souza Farias participou da solenidade de formatura do III Curso de Formação de Instrutor de Armamento e Tiro da Polícia Penal.

“A presença de servidores capacitados e motivados para o exercício da função gera como consequência a melhor implementação das garantias asseguradas em lei, bem como incrementa a potencialidade de ressocialização dos presos que, mais cedo ou mais tarde, voltarão para o convívio social”, afirmou Vanessa.

Objetivos

Ao longo dos próximos meses, o Nupri deve realizar reuniões, eventos e conferências para tratar de temas importantes.

Confira a exemplos:

Execução digna da pena;

Atendimento à saúde das pessoas transsexuais;

Políticas públicas sobre o trabalho das pessoas privadas de liberdade;

Saúde mental de presos e policiais; auxílio para internos em fase final de cumprimento de pena para conseguirem um emprego.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?