metropoles.com

MPDFT detalha condições de presos por atos antidemocráticos na PF

O Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional do MPDFT disse que 25 presos foram levados a hospitais, mas nenhum em estado grave

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/MPDFT
Fotografia colorida de grupo de pessoas em gramado
1 de 1 Fotografia colorida de grupo de pessoas em gramado - Foto: Divulgação/MPDFT

O Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) fez, nesta terça-feira (10/1), uma inspeção na Academia da Polícia Federal, para onde foram levados 1,5 mil presos por atos antidemocráticos.

Os detidos foram provisoriamente acomodados no local após a desmobilização, na segunda-feira (10/1), do acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército.

Segundo o Nupri, as equipes de saúde à disposição no local realizaram 259 atendimentos. No total, 25 presos precisaram ser levados para hospital. “Os profissionais responsáveis não identificaram nenhuma intercorrência grave no período”, constatou o órgão.

Fotografia de grupo de pessoas em pé com lonas amarelas ao fundo
MP faz inspeção em lugar onde estão presos por atos antidemocráticos

A equipe do MPDFT tmabém informou que a Secretaria de Administração Penitenciária assumiu a responsabilidade pela alimentação dos presos. Segundo delegados da PF informaram ao grupo, 560 pessoas, entre idosos, portadores de comorbidades graves e mulheres acompanhadas de crianças foram identificadas e liberadas.

“O procedimento foi acompanhado pelo Conselho Tutelar até a entrega de todas as crianças e adolescentes integrantes do acampamento e conduzidas à Academia da PF após a detenção de seus genitores. A liberação se deu no próprio dia da desmobilização. Durante a inspeção, os membros do MPDFT constataram que não haviam mais menores de idade no local”, disse o Nupri.

O órgão confirmou que havia, no local, “a garantia de assistência jurídica aos detidos, com amplo acesso dos advogados particulares constituídos e de Defensores Públicos da União”.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?