MPDFT define seis candidatos à vaga de desembargador do TJDFT. Confira
Oito procuradores e promotores de Justiça entraram na disputa para o cargo de desembargador do TJDFT pelo Quinto Constitucional
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) definiu a lista sêxtupla para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT). A votação interna ocorreu nesta quinta-feira (29/4), das 12h às 19h, de forma virtual.
Os nomes escolhidos para concorrer ao cargo de desembargador são: Eduardo Albuquerque, procurador de Justiça; José Firmo Reis Soub, procurador de Justiça; Leonardo Roscoe Bessa, procurador de Justiça; Libânio Alves Rodrigues, promotor de Justiça; Maurício Silva Miranda, procurador de Justiça; Vitor Fernandes Gonçalves, procurador de Justiça.
O ex-procurador-geral de Justiça do DF Leonardo Bessa foi o mais votado, com 197 indicações. Logo atrás, está Libânio Rodrigues, com 192 votos e Maurício Miranda, com 169. José Firmo Reis Soub recebeu 154 sufrágios, Victor Fernandes Gonçalves teve 148 e Eduardo Albuquerque recebeu 118 votos.
No total, cinco procuradores e três promotores de Justiça se submeteram ao crivo dos colegas. Além dos selecionados, candidataram-se os promotores de Justiça Roberto Carlos Silva e Marilda dos Reis Fontinele.
A vaga de desembargador na Corte local foi aberta em função da aposentadoria da desembargadora Nídia Araújo. O processo de escolha do novo magistrado faz parte de uma reserva para membros do MPDFT ou para advogados, chamado Quinto Constitucional.
Os seis nomes escolhidos pelos integrantes do Ministério Público serão enviados ao TJDFT, que deverá fazer uma nova seleção e definir três candidatos. A lista tríplice é submetida ao presidente da República, que escolherá o novo desembargador do TJDFT.