metropoles.com

MPDFT define lista tríplice de candidatos para a PGJ. Veja nomes

Votação ocorreu de forma virtual nesta quinta-feira (8/9). Agora, cabe ao presidente Jair Bolsonaro (PL) selecionar o novo ocupante do cargo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
MPDFT
1 de 1 MPDFT - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

Os integrantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) votaram e definiram, nesta quinta-feira (8/9), a lista tríplice com os nomes que vão concorrer ao cargo de procurador-geral de Justiça do DF — chefe do MPDFT. Os mais votados foram: Dermeval Farias Gomes Filho, com 234 votos; Georges Carlos Fredderico Moreira Seigneur, com 227; e Wagner de Castro Araújo, 139.

A princípio, eram cinco candidatos:  a procuradora Maria Rosynete de Oliveira Lima; e os promotores Dermeval Farias Gomes Filho, Georges Carlos Fredderico Moreira Seigneur, Ricardo Antônio de Souza e Wagner de Castro Araújo.

A atual chefe do MPDFT, Fabiana Costa, não concorre porque já foi reeleita e completará quatro anos no cargo.

A lista tríplice será enviada à Procuradoria-Geral da República, que repassará os nomes ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Cabe a Bolsonaro nomear o próximo procurador ou procuradora-geral de Justiça do DF.

Papel da PGJ

A Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), órgão máximo da instituição, coordena as atividades do MPDFT, promove o relacionamento institucional com órgãos públicos e pratica atos de gestão administrativa e financeira que visem a boa gestão do Ministério Público por meio de suas promotorias de Justiça.

A PGJ representa o MPDFT junto aos tribunais superiores do país, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Se entender que uma lei distrital contraria a lei orgânica do Distrito Federal ou a Constituição Federal, a Procuradoria-Geral de Justiça pode questionar a constitucionalidade desta lei e ajuizar Ação Direta de Constitucionalidade na Justiça do DF.

Em casos de corrupção no poder Executivo local, é de competência da PGJ denunciar criminalmente as pessoas que tenham foro por prerrogativa de função perante o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?