metropoles.com

MPC-DF avalia autopromoção em vídeos de administradores regionais

Conteúdo foi divulgado pelas administrações de Ceilândia e de Vicente Pires. Em uma gravação, gestor aparece tapando buraco em rua

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Administração de Vicente Pires
administrador1
1 de 1 administrador1 - Foto: Divulgação/ Administração de Vicente Pires

O Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPC-DF) instaurou procedimento interno de apuração para avaliar o conteúdo do vídeo institucional da Administração Regional de Ceilândia publicado em redes sociais.

Como mostrou a Grande Angular, o administrador Marcelo Piauí pegou carona em publicação sobre o programa Ceilândia Limpa para se promover.

Piauí, que assumiu o posto há dois meses, diz na gravação que há quase 100 máquinas trabalhando para limpar a cidade. “Nós precisamos, realmente, colocar Ceilândia no destaque que merece”, frisou.

O caso será analisado pela 3ª Procuradoria do MPC.

Vicente Pires

O conteúdo institucional publicado pela Administração de Vicente Pires também entrou na mira dos órgãos de fiscalização. Nos vídeos, o administrador, Daniel de Castro, aparece passeando de carro elétrico pela cidade, tampando um buraco no asfalto com uma enxada e rezando ao lado de servidores. “Sempre procurei dar o exemplo”, diz em uma das gravações.

O conteúdo também será submetido ao escrutínio do MPC. O procedimento interno de apuração está a cargo da 4ª Promotoria.

Confira os vídeos:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Quero mais uma vez agradecer ao nosso Governador @ibaneisoficial e ao Secretário de Ciência e Tecnologia @gilvanmaximooficial por nos dar a honra de ser a 1ª RA a ter um ELETROPOSTO e usar a tecnologia dos Carros Elétricos. . Obrigado por acreditar que Vicente Pires será uma cidade com um futuro promissor e que caminha para ser a melhor cidade do Distrito Federal. . Eu acredito piamente nisso e sei que o Governo também acredita. . É tempo de ação!!! @ibaneisoficial @paco.britto @sec_obras @secretariadascidades #vicentepires #vicentepiresdf #pastordanieldecastro #tecnologia #carroseletricos #eletroposto #cidadeinteligente #infraestruturaurbanadf #mobilidadeurbana #sosdf #dfpresente #gdfpresente #brasilia #euactedito #ODFPrecisademais #porumdfmelhor #tamojunto #prafazerdiferente #euamovicentepires #distritofederal #nice #cool #top #bomdemais #work #vamow

Uma publicação compartilhada por Adm. Reg. de Vicente Pires (@adm.vicentepiresoficial) em

Embora esteja vigente emenda à Lei Orgânica do DF que permite aos agentes públicos fazer esse tipo de divulgação, a Constituição Federal, soberanamente, estabelece o princípio da impessoalidade na gestão governamental. De acordo com a Carta Magna, a autopromoção pode render até condenação de improbidade administrativa.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) informou que “está avaliando se os vídeos institucionais ultrapassam o caráter meramente informativo para eventual instauração de procedimento para apuração de possível ato de improbidade administrativa por violação ao princípio da impessoalidade”.

O administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí, atendeu à ligação da coluna, mas disse desconhecer o vídeo.

Após a publicação desta matéria, a Administração Regional de Vicente Pires enviou uma nota ao Metrópoles. O órgão disse que todos os vídeos institucionais observam o disposto no Art. 22, VI, § 5º da Lei Orgânica do Distrito Federal. “Todas as mídias divulgadas são de ato, programa, obra ou serviço públicos, conforme dispõe a legislação”, frisou.

“Não há autopromoção, uma vez que não houve menção a qualquer ato, programa, obra ou serviço público, feito pelo próprio administrador, o que configuraria tal infração”, destacou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?