metropoles.com

MP é a favor de divulgar dados do filho 04 de Bolsonaro em secretaria

Um advogado entrou na Justiça para obter informações sobre Jair Renan Bolsonaro na Secretaria de Esporte e Lazer do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Jair Renan
1 de 1 Jair Renan - Foto: Reprodução/Instagram

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) manifestou-se, na Justiça, a favor da divulgação dos registros de frequência de Jair Renan Bolsonaro, o filho 04 do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal. O órgão também não vê problemas no fornecimento de dados sobre agendas públicas, atas e lista de presença em reuniões que tiveram a participação do rapaz.

Em manifestação expedida no sábado (7/8), o promotor de Justiça Roberto Carlos Silva escreveu que não se vislumbra a possibilidade de colocar em risco a segurança do filho do presidente da República ao divulgar as informações envolvendo Renan Bolsonaro e a Secretaria de Esporte e Lazer.

“Todas as informações pleitadas dizem respeito a fatos/ocorrências pretéritas, sendo certo que não possuem o condão de oferecer risco à segurança da prole do atual presidente da República, especialmente quando considerado que o senhor Jair Renan Bolsonaro, atualmente, não exerce nenhum cargo, efetivo ou comissionado, perante a Administração Pública distrital”, apontou.

O MPDFT posicionou-se de forma favorável ao pedido do advogado Marivaldo de Castro Pereira. Ele solicitou, no Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT), o acesso às informações envolvendo Renan Bolsonaro na pasta local.

O autor da ação argumentou que tentou obter os dados por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), mas a Secretaria de Esporte e Lazer negou o pedido, alegando que a solicitação está em “desconformidade com os interesses públicos do Estado” e trata-se de informações pessoais.

Em 1º de julho, o juiz Daniel Eduardo Branco Carnacchioni indeferiu liminar solicitada pelo advogado para que a pasta divulgasse urgentemente as informações, e determinou a notificação da secretaria para se manifestar na ação. O processo segue tramitando na Segunda Vara da Fazenda Pública do DF.

Em outubro do ano passado, o filho 04 de Bolsonaro abriu um escritório no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, voltado ao empreendedorismo e entretenimento. Um dos integrantes do projeto de Renan Bolsonaro é Allan Gustavo Lucena do Norte, ex-servidor da Secretaria de Esporte e Lazer do DF.

O que dizem os citados

Em nota enviada à coluna, a Secretaria de Esporte e Lazer informou que o ex-servidor Allan Lucena ocupou cargo de gerente, no âmbito da Coordenação de Incentivo e Administração do Estádio Nacional de Brasília, da Subsecretaria de Projetos Incentivados e Eventos, “no qual desempenhou funções de coordenação e prospecção de eventos esportivos no âmbito da SEL, de 12/03/2019 a 21/10/2020”. Sobre a ação judicial, a pasta acrescentou que aguarda a decisão.

A reportagem não conseguiu contato com Renan Bolsonaro ou Allan Lucena. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?