metropoles.com

Morre, aos 89 anos, o desembargador aposentado Joazil Maria Gardés

O desembargador do TJDFT estava internado havia 26 dias e faleceu nessa quinta-feira, em decorrência de problemas cardíacos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Pessoal
Desembargador Joazil Gardés
1 de 1 Desembargador Joazil Gardés - Foto: Arquivo Pessoal

O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Joazil Maria Gardés morreu nesta quinta-feira (16/12), aos 89 anos. O magistrado estava hospitalizado havia mais de 26 dias e a morte aconteceu em decorrência de problemas cardíacos.

Morre Antoninho Lopes, 77 anos, desembargador aposentado do TJDFT

O desembargador Roberval Casemiro Belinati, amigo pessoal de Joazil, lamentou a morte do colega. “Convivi muitos anos na magistratura com o Gardés. Só posso elogiar o magistrado que ele foi. Sempre cumprindo com celeridade a sua missão e fazendo justiça com retidão em favor da sociedade. Deixa saudades pelo trabalho que realizou em favor da República brasileira e pela amizade pessoal”, comentou.

Amigos e familiares de Joazil se despedirão do desembargador no velório marcado para as 14h desta sexta-feira (17/12), na capela 7 do Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul. O sepultamento ocorrerá às 16h30, na ala dos pioneiros.

“Trabalhava com dedicação ao que fazia. Era admirável sentir como ele trabalhava. E como ele era amigo de todos”, descreveu a filha de Joazil, Mônica Gárdes.

Natural de Cuiabá (MT), Gardés foi nomeado juiz de direito substituto da Justiça do Distrito Federal em 1o de setembro de 1980, sendo promovido a juiz de direito em 1983. Em fevereiro de 1995, Joazil foi promovido a desembargador do TJDFT, vindo a se aposentar em 2002.

Desembargador George Lopes Leite, do TJDFT, morre de Covid

Antes de ingressar na magistratura, Gardés ocupou o cargo de chefe de seção na Câmara dos Deputados e assessor do procurador-geral da República. Também obteve aprovação nos concursos para auxiliar legislativo – Câmara dos Deputados –, oficial de registro civil e de casamentos do TJDFT, professor de legislação aplicada, assessor legislativo em direito internacional público – Senado Federal – inspetor do trabalho (DASP), juiz temporário dos territórios, advogado do Banco Central do Brasil e defensor público do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

O desembargador aposentado deixa a esposa, Neila Nascimento, 7 filhos, 10 netos e 4 bisnetos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?