metropoles.com

Moraes prorroga investigação sobre conduta de autoridades em 8/1

A PF solicitou ao ministro Alexandre de Moraes a prorrogação do prazo para conclusão das investigações sobre a invasão ocorrida em 8/1

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/SPOL
Imagem colorida mostra invasão ao Senado Federal - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra invasão ao Senado Federal - Metrópoles - Foto: Reprodução/SPOL

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu ao pedido da Polícia Federal (PF) e prorrogou, por 60 dias, as investigações dentro o inquérito 4.923, que analisa condutas de autoridades como o governador afastado, Ibaneis Rocha (MDB) e o ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres.

A PF argumentou que solicitou ao Núcleo de Identificação da corporação uma análise papiloscópica da minuta do golpe, apreendida na casa de Torres.

Segundo a PF, ainda estão pendentes de análise os protocolos de ações da Polícia Militar do DF (PMDF) referentes a grandes manifestações. O objetivo é verificar se houve quebra de padrão na atuação da corporação em relação ao dia 8 de janeiro, quando extremistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

A corporação ainda argumentou a Moraes, no pedido, que aguarda as imagens das câmeras de segurança do Palácio do Buriti, sede do GDF, entre os dias 1º e 20 de janeiro. No total, a PF listou sete pendências para conclusão das investigações.

Veja quais são:

1. Foi requisitado ao Núcleo de Identificação da Polícia Federal, conforme ofício 232571/2023 – CINQ/CGRC/DICOR/PF a elaboração de análise papiloscópica no documento “Minuta de Decreto” apreendido com Anderson Gustavo Torres.

2. Foi requisitado a equipe de análise da Diretoria de Combate ao Crime Organizado análise e confronto dos Protocolos de Ações Integradas e Planejamento Próprio de Ação da Polícia Militar do Distrito Federal referente a grandes eventos passados para entender se houve quebra de padrão
quanto ao planejamento das “manifestações” ocorridas de 06 a 08 de janeiro de 2023 conforme ofícios Nº 395/2023 – PMDF/DOP/SO e Ofício Nº 148/2023 – SSP/GAB/INTER.

3. Foi recebido e encaminhado à Procuradoria-Geral de Justiça a relação de impressão do Palácio do Buriti conforme Informação nº 26657231/2023-SEPINF/DPER/INC/DITEC/PF e as imagens gravadas pelas câmeras de monitoramento e vigilância das entradas de pessoas e de veículos no Palácio do Buriti do dia 01 a 20 de janeiro de 2023 conforme Ofício 12.2023 – CM/CHEFIA.

4. Foi requisitado análise dos dados extraídos do celular de Marilia Ferreira Alencar.

5. Foi requisitado análise dos dados extraídos do material apreendido com Fabio Augusto Vieira.

6. Foi requisitado análise dos dados extraídos do material apreendido com Ibaneis Rocha Barros Junior.

7. Foi requisitada a perícia para extração e posterior remessa para análise dos materiais eletrônicos apreendidos com Jorge Eduardo Naime, Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra, Rafael Pereira Martins, Flavio Silvestre de Alencar e Josiel Pereira Cesar.

“Neste caso, a autoridade policial apontou a pendência de 7 (sete) diligências, sem prejuízo de outras que venham a ser determinadas, especialmente no que diz respeito à análise dos materiais apreendidos. Assim, considerando a necessidade de prosseguimento das investigações, com a realização das diligências ainda pendentes, há necessidade de prorrogação do presente inquérito”, escreveu Moraes na decisão de domingo (26/2).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?