8/1: Moraes autoriza coronel a participar de evento do Dia das Mães
Klepter Rosa está proibido de sair de casa nos fins de semana, mas recebeu autorização provisória para participar de evento em escola
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a participação do coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Klepter Rosa Gonçalves (foto em destaque) em um evento de comemoração ao Dia das Mães, neste sábado (11/5), em uma escola infantil.
Klepter cumpre medidas cautelares determinadas pelo ministro, relator da ação penal à qual policiais militares do DF respondem por suspeita de omissão e conivência com os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Uma das proibições impostas ao coronel é a de sair de casa nos fins de semana; por isso, ele teve de pedir autorização para ir ao evento.
“Defiro o pedido formulado e autorizo o deslocamento do requerente Klepter Rosa Gonçalves para comparecer exclusivamente ao evento indicado. Ressalte-se o caráter provisório da presente decisão, que não dispensa o requerente do cumprimento das demais medidas cautelares a ele impostas, incluído o monitoramento eletrônico”, escreveu Moraes na decisão, expedida nessa segunda-feira (6/5).
O coronel era comandante-geral da PMDF quando foi preso por ordem de Moraes, em agosto de 2023, junto a outros oficiais que integravam a cúpula da corporação na data da invasão às sedes dos Três Poderes e depredação dos prédios, no início de 2023.
Klepter obteve direito à liberdade provisória em 28 de março, após se aposentar. Moraes autorizou a soltura de três coronéis da PMDF, mas determinou o cumprimento de medidas cautelares por eles, como não deixar o Distrito Federal, ficar em casa à noite e nos fins de semana, além de usarem tornozeleira eletrônica 24 horas.