Ministro do STJ diz que não chamou colega de “velha” em áudio vazado
Francisco Falcão ligou para outro ministro e, enquanto Assusete Magalhães falava, ele disse: “Ninguém aguenta mais essa velha”
atualizado
Compartilhar notícia
Após receber críticas, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão negou que tenha chamado a ministra Assusete Magalhães de “velha”.
Em um áudio vazado durante julgamento na Primeira Seção do STJ, na quarta-feira (10/11), Falcão liga para o colega Benedito Gonçalves e diz: “Ninguém aguenta mais essa velha”. Gonçalves ri em seguida.
Em nota, o gabinete do ministro diz que o comentário vazado “se deu em uma conversa privada, sem relação alguma com nenhuma magistrada do tribunal”. “De todo modo, a quem tenha se sentido ofendido, o ministro pede escusas pelo episódio”, afirma.
A nota destaca que “a convivência harmoniosa é uma característica entre os ministros do STJ e, em todos os anos em que atua na instituição, inclusive durante o exercício da presidência, o ministro sempre tratou todos e todas com a mesma igualdade”.
Vídeo. Ministros do STJ batem boca durante sessão: “Vou me retirar”
Uma das críticas direcionadas ao comentário de Falcão veio da Comissão Ajufe Mulheres, da Associação dos Juízes Federais do Brasil. O grupo publicou uma nota na qual se solidariza com a ministra Assusete em razão do “comentário ofensivo enquanto exercia a sua atividade jurisdicional”.
“A manifestação apoia-se em estereótipos de cunho sexista, que historicamente sedimentam violações de direitos das mulheres”, assinalou.
Falcão e Assusete tem apenas três anos de diferença. O ministro possui 69 anos, enquanto a colega tem 72 anos.