Ministro atende Ibaneis e revoga limitação de voos no Santos Dumont
Resolução limitava operação do Aeroporto Santos Dumont (RJ) a voos com chegadas e partidas em raio de até 400 km, deixando Brasília fora
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, atendeu a um pedido do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e revogou uma resolução que limitava a operação do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para voos com chegadas e partidas em um raio de até 400 quilômetros.
Ibaneis fez um apelo a Silvio porque a medida impedia o Aeroporto Interacional de Brasília de ser ponto de conexão com o terminal carioca. A limitação só permitia decolagens e aterrissagens de voos com Congonhas (SP) e Vitória (ES) como destino ou origem. Os demais seriam direcionados para o Aeroporto Internacional do Galeão.
“A limitação dos voos para o Santos Dumont prejudicava essa importante ligação entre Brasília e o Rio de Janeiro. A revogação vem em boa hora. O ministro Silvio Costa teve sensibilidade em atender o nosso pedido, e quem ganha é a população”, afirmou Ibaneis.
O ministério anunciou que o Santos Dumont não terá mais a restrição, mas deverá obedecer a um limite de circulação para até 6,5 milhões de passageiros por ano, a partir de 2024.
Secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo destacou que toda a população do DF e passageiros que passam pela capital do país continuarão a ter essa alternativa para ir ao Rio de Janeiro. “E o Aeroporto de Brasília é uma parada estratégica por sua centralidade”, comentou.
Em números
A capital federal tem o único terminal no país com voos para os 26 estados brasileiros. Além disso, o terminal conta com duas pistas que operam simultaneamente.
De janeiro a setembro de 2023, Brasília recebeu 35.418 turistas de fora: 12.771 provenientes da América do Norte (36,06%) e 10.449 da Europa (29,5%).
Também houve aumento de 89,76% no número de turistas internacionais no mesmo período, em comparação ao registrado entre janeiro e setembro de 2022.