Militares, lanchas e cachorros: veja o que DF envia ao RS para resgate
O governador Ibaneis Rocha determinou o envio de equipe especializada em resgate para ajudar nas buscas por vítimas das chuvas no RS
atualizado
Compartilhar notícia
Após a determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB), o Distrito Federal enviou 14 bombeiros militares, dois agentes da Defesa Civil e dois cachorros para ajuda nos resgates às vítimas das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.
A previsão é que a equipe da capital do país chegue às regiões mais afetadas pela tempestade na noite deste sábado (4/5). Os profissionais especializados em salvamento levarão quatro drones, um caminhão com mantimentos para durar 14 dias, três viaturas tipo picape e duas lanchas.
“Uma força-tarefa de vários estados está se deslocando para auxiliar o Rio Grande do Sul e, no nosso caso, a gente vai dar uma ajuda importante, porque são militares especializados nessa questão de resgate e salvamento”, disse o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, à coluna.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), coronel Sandro Gomes Santos da Silva, informou que a equipe enviada ao Rio Grande do Sul tem experiência em tragédias como a de Brumadinho, as fortes chuvas que atingiram a Bahia e atuação no Haiti. “Essa equipe tem vasta experiência. É a melhor que poderíamos mandar”, afirmou.
Até o momento, foi confirmada a morte de 31 pessoas. Há 74 desaparecidos e 17 mil desalojados. Nos 235 municípios afetados pela tempestade no Rio Grande do Sul, mais de 300 mil pessoas sofrem algum tipo de consequência por causa das fortes chuvas.