Melancias? Hélio José é o senador com o maior número de assessores
A folha de pagamento do político brasiliense tem 96 nomes. Mesmo morando em Brasília, o parlamentar tem escritório de apoio
atualizado
Compartilhar notícia
Conhecido por ter afirmado que poderia “indicar melancias” para ocupar cargos de confiança, o senador Hélio José (Pros) emprega 96 assessores. A folha de pagamento do político brasiliense – paga com dinheiro público, claro – é a mais extensa de todo o Senado Federal. O segundo lugar é do ex-presidente da República Fernando Collor (PTC-AL), com 87 cargos.
Na outra ponta da lista, como o senador com o menor número de assessores, outro brasiliense: Reguffe (sem partido). Ao todo, ele emprega 10 pessoas. A média de funcionários em todos os gabinetes e escritórios de apoio é de 55 – apenas o parlamentar Rodrigues Palma (PR-MT) não informa a quantidade de servidores na página de consulta de gastos do Senado.
Dos 96 assessores de Hélio José, 59 estão lotados no gabinete do político e 37 são contratados para o escritório de apoio. A maioria é de comissionados: 87. Há ainda cinco servidores efetivos e quatro terceirizados.
Além dos gastos com os salários, o escritório de apoio de Hélio José já consumiu, apenas em 2018, R$ 13 mil dos cofres públicos somente com o aluguel.